A Prefeitura de Goiânia, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Município (GoiâniaPrev), definiu que as eleições para o novo Comitê de Investimentos do órgão serão realizadas em junho. A decisão foi oficializada por meio de resolução publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira, 9. O documento amplia o prazo de inscrições para a seleção dos novos membros, que agora vai até 30 de maio de 2025, com o objetivo de garantir maior participação dos servidores e assegurar um processo seletivo transparente e técnico.
A etapa de entrevistas com os candidatos será realizada no dia 12 de junho, e a votação final está marcada para o dia 17 de junho. O processo é conduzido pelo Conselho Municipal de Previdência (CMP), que também será responsável por eleger os novos membros do comitê, com mandato de dois anos.
O Comitê de Investimentos é composto por dez integrantes: quatro representantes do Poder Executivo, um da Câmara Municipal e cinco da sociedade civil. O grupo é responsável por propor, acompanhar, assessorar e auxiliar a elaboração e a execução da Política de Investimentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), sempre observando os princípios de governança, transparência e eficiência na gestão dos recursos garantidores sob responsabilidade do GoiâniaPrev.
Durante as reuniões do comitê, são avaliados aspectos fundamentais para a tomada de decisões do instituto, como cenário econômico, evolução da execução orçamentária do RPPS, dados atualizados de fluxos de caixa e investimentos, com visão de curto e longo prazo, e propostas de investimentos com suas respectivas análises técnicas.
A presidente do GoiâniaPrev e do Conselho Municipal de Previdência (CMP), Carolina Pereira, destaca a importância estratégica do comitê na condução responsável dos recursos previdenciários. “Sob a liderança do prefeito Sandro Mabel, que tem demonstrado atenção e responsabilidade com a sustentabilidade financeira do instituto, seguimos avançando com segurança e seriedade. O novo edital reforça nosso compromisso com a governança, a participação e a qualificação técnica dos membros deste colegiado”, afirma.
A seleção será conduzida pelo CMP, responsável pela análise e indicação dos membros que irão compor o comitê. Poderão se inscrever todos os servidores públicos da administração direta, autarquias, fundações e da Câmara Municipal de Goiânia, desde que atendam aos seguintes requisitos: possuir curso superior completo e conhecimento comprovado por meio de experiência nas áreas de administração, economia, direito, finanças, contabilidade ou atuária; e possuir certificação exigida pelo artigo 8º-B da Lei Federal nº 9.717/1998, emitida por entidade certificadora reconhecida conforme a Portaria SEPRT nº 9.907/2020, que estabelece parâmetros técnicos para dirigentes, gestores de recursos, conselhos e comitês de investimento dos RPPS da União, Estados e Municípios.
Os interessados devem enviar o Currículo Vitae e a documentação comprobatória exigida até as 23h59 do dia 30 de maio de 2025, para o e-mail [email protected]. O material será analisado pelo CMP, que definirá os representantes da nova composição.
Após a validação das inscrições, recebidas via e-mail, pela comissão designada pelo CMP, os candidatos habilitados serão convocados para entrevista, presencial ou online, em datas a serem agendadas pelos membros do CMP, para conhecimento das aptidões técnicas e experiência profissional dos candidatos deste processo seletivo.
- Leia também: Previdência municipal busca novos caminhos para contornar déficit atuarial de R$ 12 bi
- Presidente do GoiâniaPrev alerta que déficit de R$ 12 bi pode virar problema a longo prazo
O post GoiâniaPrev prorroga inscrições e define eleição do Comitê de Investimentos para junho apareceu primeiro em Jornal Opção.