Setor de serviços em Goiás tem maior crescimento em quase um ano

O setor de serviços de Goiás apresentou, em março de 2025, o maior crescimento mensal em quase um ano, segundo dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com fevereiro, o volume de serviços goiano subiu 3,1%, o melhor desempenho desde abril de 2024. Esse é também o maior avanço para o mês de março desde o início da série histórica da pesquisa, em 2011.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi ainda mais expressivo: 7,7%, o maior aumento em 19 meses. Com esse resultado, o acumulado dos últimos 12 meses, que vinha estagnado ou negativo desde agosto de 2024, voltou a ficar no campo positivo, com alta de 0,3%.

No cenário nacional, o crescimento foi mais modesto. O volume de serviços no Brasil variou 0,3% em março, após alta de 0,9% em fevereiro, acumulando ganho de 1,2% em dois meses consecutivos de avanço.

Mesmo com o desempenho positivo, o setor nacional ainda opera 0,5% abaixo do pico alcançado em outubro de 2024, embora se mantenha 16,9% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020.

Transportes lideram crescimento em Goiás

O principal motor da alta goiana foi o setor de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registrou crescimento de 13,7% em março, em relação ao mesmo mês de 2024. Trata-se do melhor resultado desde agosto de 2023, quando houve expansão de 17,5%.

Esse grupo inclui desde o transporte rodoviário de cargas e passageiros até os modais aéreo e aquaviário, além de serviços de armazenagem, correios e atividades auxiliares. Outros segmentos também se destacaram.

O grupo Serviços prestados às famílias, que envolve atividades como alojamento e alimentação, avançou 10,4% no comparativo anual. Já Outros serviços, que abrangem áreas como gestão de resíduos, atividades imobiliárias, apoio financeiro e serviços voltados à agropecuária, cresceu 5,3%. O setor de Serviços de informação e comunicação teve alta mais tímida, de 0,4%.

Na contramão, o grupo de Serviços profissionais, administrativos e complementares foi o único a registrar retração em março, com queda de 2,4%. Esse segmento acumula resultados negativos há 15 meses consecutivos.

Goiás tem terceira maior alta entre os estados

Entre as 27 unidades da Federação, 14 apresentaram crescimento no volume de serviços em março. Goiás teve o terceiro maior avanço do país, atrás apenas de Acre (4,3%) e Mato Grosso do Sul (3,3%).

Em termos de impacto sobre o índice nacional, Goiás também teve papel relevante, figurando como o terceiro maior contribuinte para o crescimento do país, atrás do Rio de Janeiro (2,3%) e do Paraná (1,2%).

Por outro lado, estados como Mato Grosso (-9,2%), São Paulo (-0,2%), Pernambuco (-2,7%), Amazonas (-2,8%) e Rio Grande do Sul (-0,9%) puxaram o desempenho nacional para baixo.

A Pesquisa Mensal de Serviços monitora a atividade do setor de serviços no Brasil, com foco em empresas formalmente constituídas que empregam 20 ou mais pessoas, excluindo as áreas de saúde e educação. O levantamento é uma das principais ferramentas para avaliar o desempenho conjuntural do setor, que representa cerca de 70% do PIB nacional.

Leia também:

O post Setor de serviços em Goiás tem maior crescimento em quase um ano apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.