O Ministério da Agricultura e Pecuária informou neste sábado, 17, que os ovos férteis provenientes da granja onde foi identificado um foco de gripe aviária em Montenegro (RS) já tiveram seus destinos rastreados. Segundo a pasta, os ovos foram enviados a incubatórios localizados em Minas Gerais, Paraná e no próprio Rio Grande do Sul.
Em nota oficial, o Ministério afirmou que orientou a adoção imediata das medidas previstas no plano de contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle, o que inclui a destruição dos ovos como forma de mitigar riscos de contaminação.
Apesar das ações preventivas, a pasta ressaltou que não há comprovação de que os ovos estejam contaminados pelo vírus da gripe aviária. “Todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas”, destacou o comunicado.
O governo de Minas Gerais também se pronunciou neste sábado e informou ter realizado uma reunião emergencial sobre o caso. Como resultado, foi determinado o descarte de 450 toneladas de ovos fecundados e outros materiais no Centro-Oeste do estado. O governo mineiro acrescentou que o rastreamento dos ovos produzidos pela granja de Montenegro ainda está em andamento, o que pode levar a novos descartes nos próximos dias.
Os ovos férteis são utilizados exclusivamente na reprodução de aves e não são destinados ao consumo humano.
Cresce número de países que suspendem importações
A repercussão internacional do caso levou novos países a suspenderem temporariamente as importações de carne de frango do Brasil. Neste sábado, México, Chile e Uruguai anunciaram a interrupção total das compras do produto brasileiro, somando-se a China, União Europeia e Argentina, que já haviam adotado a mesma medida na sexta-feira, 16.
Este é o primeiro caso confirmado de gripe aviária em aves de granja no Brasil, o que motivou a reação imediata de diversos parceiros comerciais do país.
Leia também:
Goiás decreta situação de emergência zoossanitária preventiva contra a gripe aviária
O post Saiba quais estados já registraram foco de gripe aviária no Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.