O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) passou a disponibilizar, a partir deste mês, o Painel de Consulta Pública de Pauta de Audiências no sistema eletrônico Projudi. A nova funcionalidade, desenvolvida pela Diretoria de Soluções em Tecnologia da Informação (DSTI), possibilita que qualquer cidadão acesse, de forma aberta e instantânea, dados atualizados sobre as audiências judiciais agendadas nas unidades do Poder Judiciário goiano — tudo isso sem necessidade de login ou cadastro.
Além de tornar mais acessíveis as informações para advogados, defensores públicos, promotores de Justiça e partes interessadas, o painel oferece ao público em geral a possibilidade de acompanhar a pauta diária com riqueza de detalhes. Estão disponíveis informações como data e horário da audiência, instância responsável, tipo de procedimento e o status atualizado de cada sessão.
O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, destacou a importância da nova funcionalidade para o aprimoramento do serviço prestado pelo Judiciário. Segundo ele, “a ferramenta confere transparência, celeridade e eficácia à prestação jurisdicional, ao permitir que partes, advogados, defensores públicos e promotores de Justiça acompanhem em tempo real as informações das audiências”. Crispim ainda enfatizou os impactos positivos para a gestão interna dos processos nas unidades judiciais.
A iniciativa tecnológica também foi elogiada pelo 2º vice-presidente do TJGO, desembargador Gerson Santana Cintra, que está à frente da coordenação do Sistema dos Juizados Especiais e das Turmas Recursais. Para ele, o painel representa um importante avanço no relacionamento entre o Poder Judiciário e os usuários do sistema.
“A ferramenta foi desenvolvida para que qualquer cidadã ou cidadão possa consultar a pauta de audiências definida pela unidade judiciária competente”, afirmou o magistrado, ao destacar o caráter democrático da funcionalidade.
Ao comentar o lançamento da ferramenta, o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia, responsável pela área de Tecnologia da Informação, reforçou que os benefícios vão além dos profissionais do Direito. De acordo com ele, o painel atende também a estudantes, pesquisadores e demais membros da comunidade acadêmica, que utilizam informações do Judiciário para fins de estudo. “A ferramenta contribui para maior transparência e eficiência na gestão processual”, destacou o juiz.
A concepção da nova funcionalidade teve origem ainda em 2023, durante a realização da 54ª edição do Fórum Nacional dos Juizados Especiais (Fonaje), que aconteceu em novembro.
Na ocasião, o então coordenador dos Juizados Especiais, hoje corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, apresentou a proposta no painel “A tecnologia a serviço dos Juizados Especiais”. A ideia, desde então, foi desenvolvida pela equipe da DSTI e aprimorada com foco na acessibilidade e no acesso público às informações.
Leia também:
Por dentro do Basileu França: o segredo da escola que forma estrelas da dança
Veja prints de conversas vazadas de Mauro Cid e ex-secretário de comunicação de Bolsonaro
O post TJGO lança ferramenta de consulta pública às pautas de audiências apareceu primeiro em Jornal Opção.