Falso escritório de advocacia é alvo de operação da Polícia Civil em Goiânia

Buscando desarticular um falso escritório de advocacia especializado em fraudes eletrônicas, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou operação para cumprir três mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão. A ação é realizada na manhã desta quinta-feira, 21, em Goiânia.

LEIA TAMBÉM

‘Mexe o doce’: PC mira servidores da Prefeitura de Goiânia suspeitos de fraudar ponto eletrônico

Operação ‘Falsa Central’ cumpre 37 mandados de prisão contra associação de estelionatários digitais

Os investigados, de acordo com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), responsável pela investigação, utiliza perfis falsos de advocacia para atrair clientes com a promessa de “limpar o nome” de negativados. O prejuízo provocado ultrapassa R$ 123 mil. 

Com o objetivo de ressarcir o dano, a corporação também realiza o sequestro de bens, direitos e valores no mesmo valor do prejuízo contabilizado. A investigação teve início após o registro de ocorrência de um empresário que teve as contas bancárias de suas empresas invadidas. Ao todo, foram realizadas transferências bancárias fraudulentas que resultaram em um prejuízo de R$ 30,8 mil. 

Durante a apuração, foi constatado que os criminosos, inicialmente, fizeram transferências de pequenos valores para validar as contas antes do envio de quantias maiores, prática comumente utilizada em fraudes via PIX, segundo a corporação. Os valores desviados foram rapidamente distribuídos para contas vinculadas a pessoas físicas e jurídicas, sendo uma das empresas beneficiárias identificada como pessoa jurídica de fachada, criada poucos dias antes dos crimes, com o único fim de receber dinheiro ilícito.

As investigações revelaram, ainda, a existência de uma rede de mais de 60 Cadastros Nacionais da Pessoa Jurídica associados a um mesmo número de telefone e e-mail, indicando um esquema organizado para a ocultação da origem ilícita dos valores onde os investigados atuavam.

Perfis falsos de assessoria jurídica | Foto: Divulgação/PC

O post Falso escritório de advocacia é alvo de operação da Polícia Civil em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.