Cidadãos poderão habilitar a solicitação automática de resgate do chamado “dinheiro esquecido” a partir desta terça-feira, 27. A solicitação poderá ser feita no Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central. A adesão ao serviço é facultativa.
A ferramenta permite consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas têm valores “esquecidos” em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. A nova funcionalidade é valida apenas para pedir o resgate de valores.
Antes da nova funcionalidade, era necessário solicitar manualmente. Agora, o processo poderá ser automatizado enquanto as demais funcionalidades do sistema continuam iguais.
De acordo com o BC, a ação tem como objetivo “facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”.
Segundo o BC, estavam disponíveis R$ 9,13 bilhões “esquecidos” em instituições financeiras. O balanço considera dados colhidos até março.
Como habilitar
Para habilitar a solicitação automática, é necessário acessar o Sistema Valores a Receber com uma conta Gov.br — de nível prata ou ouro — e ter ativado a verificação em duas etapas.
A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem tem chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Aqueles que ainda não têm esse tipo de chave, devem cadastrá-la junto à sua instituição financeira.
- No sistema, o cidadão poderá informar a chave Pix;
- Assim que um valor estiver disponível no SVR, a quantia será repassada para a conta da chave Pix CPF indicada; e
- A função não vale para pessoas jurídicas, os CNPJs.
Leia também
TCU abre investigação sobre atuação do Banco Central no caso Master
O post Cidadão pode fazer solicitação de valores automática de valores a receber a partir desta terça apareceu primeiro em Jornal Opção.