Novo programa de investimentos de Trindade é passo ousado, mas é hora de modernizar de fato a educação

O anúncio do programa Avança Trindade — um amplo programa de investimentos da Prefeitura que destinará R$ 48 milhões ao desenvolvimento do município — é promissor, mas é preciso destacar que nenhum projeto de futuro será completo enquanto as escolas do passado ainda ditarem o presente da educaçãode Trindade.

O programa, como destacou o prefeito Marden Júnior (UB), não é apenas um plano de obras, mas uma estratégia para uma cidade mais moderna, humana e eficiente. Nesse ponto, há de se reconhecer o esforço e o mérito de estruturar um pacote tão robusto com recursos próprios e em parceria com o Governo de Goiás.

O recapeamento asfáltico, que absorverá a maior parte dos recursos, é importante. A pavimentação urbana garante mobilidade, melhora a logística local e gera impacto imediato na percepção da população quanto à presença do poder público no seu cotidiano. Além disso, é animador perceber que áreas essenciais como saúde, assistência social, turismo e cultura também estão contempladas. Um projeto de desenvolvimento precisa ser plural, diverso e ter compromisso com o bem-estar coletivo em todas as suas dimensões.

Pensando em educação

No entanto, quando falamos em garantir avanços concretos na qualidade de vida da população, nenhuma política pública é mais estratégica e estruturante do que a educação. E é aqui que o Avança Trindade precisa se tornar mais ousado, mais transformador e, acima de tudo, mais justo com as crianças e os jovens que frequentam escolas que ainda vivem no século passado.

A educação de Trindade recebeu, em 2023 e no primeiro semestre de 2024, um expressivo reforço financeiro por meio de emendas parlamentares destinadas pelo deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade), representante do município na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Parte dos recursos foram destinados para a reforma de escolas municipais e parte para escolas estaduais.

Um exemplo claro e simbólico desse desafio é a Escola Municipal Maria Dolores, na Região Leste da cidade. Embora tenha bons equipamentos — como quadra poliesportiva, piscina e biblioteca —, o prédio em si ainda é de placas, modelo que há muito deveria ter sido substituído por uma estrutura moderna, integrada e adequada às exigências da educação do século XXI. Não basta que a estrutura seja “utilizável”. É necessário que seja inspiradora, acolhedora, conectada ao presente e preparada para o futuro.

Contudo, apesar da injeção de recursos e da relevância do gesto político, a Escola Municipal Maria Dolores não foi contemplada por esse pacote de investimentos, fato que causou certa frustração entre a comunidade escolar. A unidade, tradicional no município, também apresenta demandas urgentes.

É inadmissível que um município com os melhores índices de alfabetização de Goiás permita que parte de suas escolas permaneça com estruturas físicas ultrapassadas. Se já temos bons resultados com uma infraestrutura limitada, é legítimo imaginar o salto qualitativo que poderíamos alcançar com escolas modernas, salas tecnológicas, bibliotecas digitais, laboratórios interativos e ambientes que realmente incentivem o aprendizado.

Educação moderna e que valoriza o professor

Modernizar a educação não é só construir paredes novas, mas sim integrar novas metodologias, promover formação continuada dos profissionais, garantir acesso universal à internet e, sobretudo, tratar a escola como o coração do desenvolvimento local. Cada real investido em educação retorna à cidade em forma de cidadãos mais conscientes, trabalhadores mais preparados e uma sociedade mais justa.

Outro aspecto fundamental nesse debate é a valorização dos profissionais da educação. É necessário que o município promova concursos públicos regulares, reduzindo a dependência de contratos temporários que muitas vezes criam instabilidade e insegurança para os docentes. A contratação efetiva, além de garantir direitos trabalhistas, fortalece o vínculo entre o professor e a comunidade escolar, permitindo continuidade pedagógica e comprometimento duradouro.

Junto a isso, é importante que haja políticas de valorização salarial e de formação continuada, reconhecendo o papel central dos professores na construção de uma cidade educadora. Trindade já se destaca por seus índices educacionais — é hora de transformar esse desempenho em uma referência também de condições de trabalho, respeito e reconhecimento a quem está na linha de frente do ensino.

O post Novo programa de investimentos de Trindade é passo ousado, mas é hora de modernizar de fato a educação apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.