Leitora questiona piora no cheiro de esgoto após lagoa da ETE voltar a funcionar: “Insuportável”

Uma leitora procurou o jornal informando que desde quando começou a funcionar novamente a lagoa de aeração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Balneário Camboriú, no Bairro Nova Esperança, o cheiro de esgoto no Bairro São Francisco de Assis (Barranco), em Camboriú, ficou insuportável. A Emasa informou que logo a situação se resolverá.

A moradora disse que o cheiro forte começou na última semana, justamente quando a lagoa voltou a operar. Ela mora na divisa entre os bairros Nova Esperança e São Francisco de Assis.

“Lá em 2022, quando eles estavam fazendo a substituição da membrana/manta da lagoa, vinha o mau cheiro, mas aí tinha uma justificativa. No entanto, agora, até onde eu sei, isso não está acontecendo. E naquela época era apenas um período do dia, no entanto agora é o dia todo e fica insuportável”, relatou.

A reportagem apurou junto com a direção da Emasa e foi informada que o relato da leitora procede, mas que a situação seria temporária – até a lagoa de aeração voltar a funcionar adequadamente (depende de produtos químicos, e inclusive estariam sendo trazidos materiais de Itajaí para acelerar o processo na ETE de Balneário Camboriú).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.