Gustavo Mendanha pode ser indicado para a Secretaria de Indústria e Comércio

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil, nada falou sobre o assunto. Mas especula-se que, durante a campanha ou pós-eleição — não custa lembrar que a disputa pelas prefeituras e câmaras municipais se dará daqui a seis meses —, o gestor estadual poderá fazer uma reforma do secretariado, com ligeiras mudanças, ou adaptações, em decorrência do novo quadro de alianças políticas.

Membros de quais partidos poderão figurar no governo da base governista entre 2024 e 2025? Dependendo do quadro que sair das eleições municipais — e das projeções para 2026 — possivelmente integrantes do PL poderão ocupar cargos no governo de Goiás. Fala-se, por exemplo, que o ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL) poderá ser convidado para o secretariado, numa posição de proa — com o objetivo de uma aproximação maior entre Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro.

Major Vitor Hugo, ex-deputado federal, e Ronaldo Caiado, governador de Goiás | Foto: Reprodução

Major Vitor Hugo, Wilder Morais e Gustavo Gayer são interlocutores frequentes de Ronaldo Caiado. Trata-se de uma relação republicana, pois, até o momento, nenhum deles exigiu cargos para seus pupilos e seguidores.

Ronaldo Caiado está muito próximo do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha. Os dois conversam com frequência e a capacidade de articulação do jovem político da cidade conurbada com a capital parece impressionar o político mais experiente.

A candidatura de Sandro Mabel a prefeito de Goiânia talvez tenha dois pais — Ronaldo Caiado e Gustavo Mendanha. Este operou para o empresário disputar a Prefeitura de Aparecida, porém, como lá não deu certo, passou a articulá-lo em Goiânia. Sob o comando do governador. Frise-se que Sandro Mabel foi companheiro de jornada de Ronaldo Caiado no Partido da Frente Liberal (PFL).

Comenta-se nos bastidores, em funduras insondáveis dos bastidores, que Gustavo Mendanha está cotado para dois cargos no governo de Ronaldo Caiado. A partir de outubro. Ou até antes.

Afinal, quais cargos? Não se sabe exatamente. Mas especula-se que a prioridade é a Secretaria de Indústria e Comércio, sobretudo se Sandro Mabel for eleito prefeito de Goiânia, daqui a seis meses.

Mas há quem faça outra sugestão: dadas suas habilidades políticas, o posto adequado para Gustavo Mendanha seria a Secretaria de Governo. Lá, com Ronaldo Caiado em 2024, 2025 e três meses de 2026, o ex-prefeito poderá costurar amplas alianças, com o suporte do governador, para a disputa do governo, do Senado e da Presidência da República, em 2026. “O ‘menino’ de Aparecida é um operador político eficiente”, afirma um aliado do gestor estadual. “Os dois se dão muito bem.” (E.F.B.)

O post Gustavo Mendanha pode ser indicado para a Secretaria de Indústria e Comércio apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.