Prefeitura de Goiânia revela as duas maiores causas de multa no trânsito da capital

O trânsito em Goiânia pode ser uma verdadeira “corrida de obstáculos” às vezes. De engarrafamentos, passando por problemas de infraestrutura e operacionais, como ruas esburacadas e semáforos inoperantes, por exemplo, até chegar no desrespeito às regras de trânsito por parte de motoristas e motociclistas, trafegar pela capital é, literalmente, desafiador. E quando se fala em responsabilidade ao volante – ou falta dele – há duas infrações que despontam como as maiores responsáveis por multas aplicadas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM), 110 mil multas por excesso de velocidade foram aplicadas em Goiânia de janeiro até o dia 10 de março deste ano. O número coloca a infração como a maior “puxadora” de multas da cidade. Para se ter uma ideia, ainda segundo a SMM, nos últimos dois anos, as multas por excesso de velocidade chegaram a quase 500 mil: foram 469,2 mil em 2022 e 441,2 mil em 2023.

Em segundo lugar, aponta a pasta, está o tráfego não autorizado pela faixa exclusiva, considerado infração gravíssima. De janeiro até o dia 4 de abril deste ano, foram registradas 26,9 mil infrações nessa modalidade. Em 2022, foram 94,3 mil infrações, e em 2023, 78,5 mil. A infração sujeita o condutor a uma multa no valor de R$ 293 e perda de sete pontos na carteira de habilitação.

A SMM destaca os problemas de se usar indevidamente a faixa exclusiva devido à sua importância para a fluidez do trânsito. Conforme a Secretaria, desde a sua implementação em 2012, as faixas exclusivas para ônibus “reduziram significativamente a letalidade no trânsito de Goiânia, além de melhorar o tempo de viagem dos ônibus”.

“No corredor da Avenida T-63, por exemplo, a fluidez aumentou entre 14% e 26% nos horários críticos. Dados da Delegacia de Crimes de Trânsito também apontam que em 2013 houve 275 mortes, número que diminuiu para 269 em 2014 e 221 em 2015”, conclui.

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