Quase meio milhão de goianos já declararam o Imposto de Renda 2024

Ao menos 462,5 mil contribuintes goianos já entregaram sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2024, aponta Receita Federal. Ao todo, cerca de 1,4 milhão de pessoas físicas devem informar seus rendimentos ao fisco no Estado. Os contribuintes tem até 31de maio para entregar a declaração.

O modelo pré-preenchido, ao contrário do ano passado, está entre a preferência de 44% dos contribuintes. A nova modalidade dá mais segurança e simplifica o processo de declaração, evitando erros, além de garantir a antecipação de restituição, nos casos onde ela existe. Por outro lado, a declaração simplificada ainda permanece no topo da preferência dos contribuintes.

Leia também: Prazo de entrega do Imposto de Renda 2024 começa hoje; veja mudanças

Vantagens da pré-preenchida

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, explica que a pré-preenchida possibilita que o prestador de contas tenha uma visão melhor da declaração, além de reforçar a transparência, mas é preciso atenção. “O cidadão tem acesso ao controle de entrega da declaração de forma totalmente online e os campos já vêm preenchidos. Todavia, apesar de ser bem intuitiva a modalidade, o auxílio de um contador se torna essencial para não cair em malha fina”, orienta.

Embora esse modelo seja feita com base em informações já disponibilizadas pela Receita, o contribuinte deve completar as informações e fazer correções, se necessário. “A Receita facilita e agiliza o processo, mas é preciso que o declarante também faça sua parte com responsabilidade, pois pode passar ou faltar alguma informação. A Receita não tem controle sobre identificação e endereço, por exemplo”, afirma a presidente do Conselho.

No estado de Goiás, a forma de entrega mais usada até agora foi o programa de computador (79,9%), seguido pelo preenchimento online (12%) e por último o aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’ (8,1%). Segundo o Órgão, 82,4% das declarações entregues até agora (08/04) terão direito a receber restituição, outros 9,6% terão que pagar Imposto de Renda e 8% não têm imposto a pagar, nem a receber.

Lotes e restituição

Dividido em cinco, a Receita Federal organizou os lotes de restituição 2024 da seguinte forma: O primeiro lote no dia 31 de maio; o segundo lote no dia 28 de junho; o terceiro lote em 31 de julho; o quarto lote em 30 de agosto e o quinto e último lote no dia 30 de setembro. A presidente Sucena ressalta que o resgate da restituição segue os critérios de prioridade, como idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, desde que a fonte principal de renda tenha sido o magistério.

“A ordem de prioridade segue a mesma dos anos anteriores. Lembrando que aqueles que optaram por fazer a declaração pré-preenchida do IR 2024 e pediram a restituição via Pix, indicando a chave na declaração, também entram na lista das prioridades na fila dos pagamentos”, explica Hummel pontuando que os contribuintes que entregarem com maior antecedência conseguem garantir o dinheiro de volta mais cedo.

Leia também:

Sabe como declarar criptomoedas no Imposto de Renda? Veja tutorial

Veja como doar parte do Imposto de Renda para projetos sociais goianos

O post Quase meio milhão de goianos já declararam o Imposto de Renda 2024 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.