Goiás recebe primeiro lote da vacina contra dengue em meio à alta de casos e óbitos; veja vídeos

Com informações de Pedro Moura

A vacina contra dengue, Qdenga, chegaram às instalações da Rede de Frio, o sistema logístico que armazena e conserva os imunizantes em Goiás. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO), parte das 72.818 doses da vacina chegaram na tarde desta quinta-feira, 8. A distribuição das doses vai começar na sexta-feira, 9.

Os imunizantes são esperados diante do cenário de aumento de 500% das internações pela doença entre dezembro do ano passado e fevereiro, em Goiás.

Nesta primeira etapa da campanha, serão imunizados o grupo composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, de acordo com o ministério, depois dos idosos, que ainda não têm indicação de vacinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em 2024, foram notificados mais de 33 mil casos, sendo 13.287 confirmados. Seis mortes pela doença foram confirmadas e outros 47 óbitos suspeitos são investigados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Goiás atingiu, por quatro semanas epidemiológicas seguidas, a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses. Com isso, no início de fevereiro foi decretado situação de emergência no Estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano já foram registrados 22.275 casos de dengue e duas mortes, o que representa um aumento de 58% na comparação ao mesmo período de 2023.

O Governo de Goiás lançou no mês passado a estratégia dos Gabinetes contra a Dengue para todo os 246 municípios do Estado.

NOTA SES/GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informa que recebeu parte das 72.818 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) na tarde desta quinta-feira (8/02) e o restante deve chegar ainda esta noite. A distribuição das doses vai começar na sexta-feira (9/02). Uma reunião será realizada às 10 horas da manhã, com os secretários de saúde dos municípios para definição das estratégias. Após a reunião e das definições sobre a estratégia de vacinação, a SES/GO convocará a imprensa para uma entrevista coletiva com horário e local a ser definido.

Leia também:

‘Internações de dengue aumentaram 500%’, diz Secretaria Estadual de Saúde

Goiás é o 5º estado com mais casos de dengue — 44 óbitos suspeitos

O post Goiás recebe primeiro lote da vacina contra dengue em meio à alta de casos e óbitos; veja vídeos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.