Para EUA, ataque de Irã a Israel é ‘real’, viagens à região são desaconselhadas

A tensão no Oriente-Médio aumentou depois de Israel matar comandantes da Guarda Revolucionária do Irã, no consulado na Síria. De acordo com o The Wall Streel Jornal, agora, os israelitas estão em alerta máximo por possível retaliação iraniana para esta sexta-feira, 12, e sábado, 13.

Após o ataque de Israel à embaixada do Irã em território sírio, a Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, alertou para um conflito “real” e “viável” na região.

“Continuamos considerando que a ameaça potencial do Irã neste caso é real, é viável”, afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional estadunidense, John Kirby, à imprensa nesta sexta. Ele optou em não responder, se com o ataque de fato, os EUA ajudariam a derrubar mísseis iranianos disparados contra o território israelense.

“Eu diria apenas que estamos acompanhando isso muito, muito de perto”, arrematou.

De acordo com o Wall Street Journal, o governo de Israel está em alerta para um provável ataque direto do Irã nas próximas horas e nos próximos dias.

Tensão no país

Nesta sexta, em várias cidades de Israel o sinal de GPS foi bloqueado, para tentar evitar ataques de mísseis ou drones. Por enquanto, funcionários do governo dos Estados Unidos no país estão impedidos de deixar as cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Bersebá.

Reino Unido, França, Polônia e Índia já emitiram alertas para que seus cidadãos evitem ao máximo viajar ao Irã e Israel por estes dias. O alerta mais amplo é da Rússia, que não recomenda viagens a todo o Oriente Médio.

O governo do Irã declarou, na quarta-feira, 10, que a ação no consulado na Síria foi como um ataque ao próprio território iraniano. Por isso, promete vingança contra Israel.

O aiatolá Ali Khamenei, durante discurso final do Ramadã — período sagrado para os muçulmanos — prometeu uma contraofensiva ao ataque israelita na Síria. “Quando o regime sionista ataca um consulado iraniano na Síria, é como se tivesse atacado o solo iraniano. O ‘regime maligno’ cometeu um erro e deve ser punido. E será”, enfatizou o líder supremo do Irã.

Leia também:

O post Para EUA, ataque de Irã a Israel é ‘real’, viagens à região são desaconselhadas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.