Carta escrita por JK é doada para apreciação pública em museu

Uma cópia da carta escrita pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em 1961 foi entregue ao acervo do Memorial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) nesta terça-feira, 16. Nesta carta, JK expressava seu agradecimento aos pioneiros que contribuíram para a construção de Brasília. Ele foi o 21º presidente do Brasil, entre 1956 a 1961, e foi o responsável pela efetivação do projeto de levar a capital do Brasil ao planalto central, projeto que existia desde o século XIX.

A carta aos pioneiros é um agradecimento de JK ao apoio daqueles que ajudaram no projeto de construção de Brasília. Um dos pioneiros, Levi Lopes de Moraes guardou a carta, a emoldurou e, às vésperas do aniversário da 64 anos da capital, fez a doação para o Memorial do TJDFT.

Natural do Maranhão, Levi Lopes chegou aonde seria a capital do país em 1958 “com esperança de construir um futuro melhor”. Durante a entrega da cópia da carta, ele relembrou os primeiros dias, a formação da população da cidade. “Sou personagem dessa história, me faz muito feliz deixar esse simbólico objeto que hoje passa para o acervo desse memorial. É o registro de uma época”, disse.

A carta aos pioneiros estará em exposição no Memorial do TJDFT para visitação em breve, proporcionando aos interessados um contato direto com essa importante parte da história de Brasília.

Juscelino Kubitschek

Kubitschek nasceu em 12 de setembro de 1902, em Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Ele era filho de imigrantes tchecos. Estudou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, graduando-se em 1927. Antes de se tornar presidente, Kubitschek foi prefeito de Belo Horizonte, a capital do estado, de 1940 a 1945. Ele foi eleito governador de Minas em 1950, cargo que ocupou até 1955, quando se candidatou à presidência.

Durante seu mandato presidencial (1956-1961), Kubitschek buscou promover um programa de desenvolvimento nacional conhecido como Plano de Metas. Seu principal objetivo era promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil, com foco na industrialização e modernização do país.

Uma de suas iniciativas mais famosas foi a construção da nova capital federal, Brasília, no interior do país. A ideia era promover o desenvolvimento da região central do Brasil e afastar o centro administrativo do litoral. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, durante seu mandato.

Kubitschek é amplamente lembrado por suas realizações durante o curto período em que esteve na presidência. Seu governo é frequentemente associado a um período de crescimento econômico e modernização no Brasil, embora também tenha sido marcado por desafios políticos e econômicos.

Juscelino Kubitschek faleceu em um acidente de carro em 22 de agosto de 1976, na rodovia Presidente Dutra, entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Sua morte gerou controvérsias e teorias de conspiração, mas as investigações oficiais concluíram que foi um acidente.

O post Carta escrita por JK é doada para apreciação pública em museu apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.