TCU autoriza concessão da Rota dos Cristais na BR-040, em Cristalina

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval a projeto de concessão da rota dos cristais – trecho conhecida na rodovia BR-040, que passa por Goiás e Minas Gerais. A decisão foi tomada em sessão plenária de quarta-feira,17. Com isso, os editais devem ser publicados no próximo mês, conforme informou a Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário.

Os leilões estão previstos para ocorrer no final de agosto. No mesmo ato do TCU foi autorizado concessão para o trecho da BR-381, que vai de Belo Horizonte a Governador Valadares.

Neste pacote de concessão, apenas a Rota dos Cristais abrenge 594,80 quilômetros. O trecho liga Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, a Belo Horizonte (MG). “Essa rota representa a padronização que nós acordamos com o Tribunal de Contas e o enquadramento com a nova política de outorgas”, enfatiza a secretária Nacional de Transporte Rodoviário Viviane Esse.

“Em teoria, todos os estudos seguem o modelo de Cristais, por isso ela é bastante emblemática. Isso vai facilitar a análise pelo TCU e pelos investidores que estudam participar do leilão”, arremata.

Investimentos

Na BR-381, dos R$ 10,09 bilhões previstos para investimentos ao longo de 30 anos, a maior parte, de acordo com o projeto, será destinada a duplicações, faixas adicionais, marginais, dispositivos de interseção, como passarelas de pedestres, o que deve garantir segurança da via.

Na Rota dos Cristais, o Programa de Exploração da Rodovia inclui diversas intervenções, como duplicações, passarelas de pedestres, faixas adicionais, vias marginais e pontos de parada para caminhoneiros.

Rota dos Cristais terá os seguintes investimentos:

  • 10 quilômetros de duplicação
  • 43 passarelas de pedestres (entre novas e remodeladas)
  • 343,8 quilômetros de faixas adicionais
  • 61,6 quilômetros de vias marginais
  • 18 passagens de fauna
  • 2 pontos de parada e descanso para caminhoneiros

Intervenções na BR-381 serão os

  • 134,15 quilômetros de duplicações,
  • 138,4 quilômetros de faixas adicionais,
  • 10 quilômetros de marginais,
  • 41 dispositivos e interseções novos e remodelados – trevos, trombetas e diamantes, entre outros, além de áreas de escape e um ponto de parada e descanso de caminhoneiros
  • 23 passarelas de pedestres

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