Irã afirma que ataque de Israel atingiu centrais nucleares e base aérea, veja vídeo

O governo do Irã informou que o ataque de Israel a seu território atingiu a cidade de Qahjavarestan, onde se localizam supostas instalações nucleares, uma base aérea e fábricas de drones. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 19, pela agência de notícias estatal iraniana.

De acordo com o relato, ao menos “três explosões” ocorreram próximo ao aeroporto de Isfahan e à base aérea militar de Shekari, no território israelense.

Autoridades iranianas asseguraram que suas instalações nucleares permaneceram “seguras” e que “vários” drones foram “interceptados com sucesso”.

Dentre os alvos, a central de enriquecimento de urânio de Natanz, conhecida como a usina nuclear mais proeminente do Irã, está na província que abriga Isfahan, enquanto uma fábrica de conversão de urânio está localizada no bairro de Zerdenjan, no sudeste da cidade.

Reatores chineses

Imagens da agência de notícias Tasnim mostraram armas antiaéreas em ação, cujos detalhes correspondiam à localização da instalação de Zerdenjan. Natanz, construída a partir de 1999, opera três pequenos reatores fornecidos pela China e desempenha um papel vital no programa nuclear civil iraniano. O local já foi alvo de um ataque explosivo em novembro de 2011.

Isfahan também abriga uma base aérea importante, antes lar da frota de aviões militares F-14 Tomcats do Irã, adquiridos dos Estados Unidos antes da revolução islâmica de 1979.

Especulações iniciais sugeriam que a base poderia ter sido o alvo do ataque nesta sexta. Além disso, Isfahan possui fábricas de armas iranianas, e no ano passado, uma instalação de produção de armas avançadas na cidade foi alvo de um ataque atribuído a Israel, que também envolveu três drones, de forma semelhante ao incidente atual.

Leia também:

O post Irã afirma que ataque de Israel atingiu centrais nucleares e base aérea, veja vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.