Lucas Vissotto é exonerado da Goinfra após TCE-GO apontar irregularidades

O presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira, 19. Em seu lugar assume o general Antônio Leite dos Santos Filho, que já foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Jornal Opção procurou Vissotto e a assessoria de imprensa da agência para se manifestarem sobre o caso. Por meio de nota, a pasta informou que Vissotto deixou o cargo “a pedido” e apresentou as credenciais do novo presidente, general Antônio Leite [leia nota na íntegra no final desta matéria]. O ex-presidente ainda não se manifestou, o espaço segue aberto.

A mudança na presidência ocorreu depois de o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) apontar suspeitas de sobrepreço de R$ 62,5 milhões em uma licitação para a compra de aduelas “estruturas pré-fabricadas de concreto armado” do programa Goiás em Movimento Eixo Pontes.

A Corte decidiu, por unanimidade, suspender o processo licitatório aberto em dezembro do ano passado e solicitou esclarecimentos sobre outros quatro indícios de irregularidades.

Exoneração

Nos últimos dez dias, seis auxiliares do primeiro e do segundo escalões da Goinfra também foram exonerados, no mesmo dia em que um contrato de R$ 28 milhões foi cancelado. Esse contrato está sob investigação da Controladoria Geral do Estado (CGE) devido a suspeitas de superfaturamento e envolve a empresa Prime Construções.

Após o cancelamento desse contrato, o então presidente anunciou a instauração de processos administrativos contra a empresa e servidores para investigar indícios de irregularidades.

Vissotto chegou a mencionar a existência de contratos ainda maiores sob investigação interna. No entanto, sua exoneração ocorre em meio a um período de incertezas, sem detalhes sobre o andamento dessas investigações dentro da Goinfra.

Nesta sexta, foi exonerado também Hélio Machado Filho, do cargo em comissão de gerente de inspeção, da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Os motivos das exonerações ainda não foram revelados.

Nota da Goinfra, na íntegra

O governador Ronaldo Caiado nomeou, nesta sexta-feira (19/04), o general Antônio Leite dos Santos Filho para o cargo de presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (Goinfra). Ele traz consigo um longo histórico de trabalho na área, incluindo a direção de Infraestrutura do Ministério do Esporte no governo da ex-presidente Dilma Rousseff e direção-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

General Antônio Leite é oficial de engenharia e especializado em equipamentos de engenharia pelo Exército Brasileiro. Exercia o cargo de assessor especial na Goinfra e substitui o engenheiro Lucas Vissotto, que assumiu o órgão em dezembro de 2022 e deixa o posto a pedido.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Leia também:

O post Lucas Vissotto é exonerado da Goinfra após TCE-GO apontar irregularidades apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.