Com reajustes, abastecer com etanol só é vantajoso em Goiás, DF e mais 7 estados  

Nas últimas oito semanas, o preço do etanol nos postos de combustíveis brasileiros teve um aumento médio de 6,42%. Assim, apenas oito estados e o Distrito Federal se mostraram mais vantajosos para os motoristas abasteceram com o combustível. Um desses locais é Goiás, onde a média de preço dos produtos é de R$ 3,89 (etanol) e R$ 5,87 (gasolina).

Os demais estados onde a escolha por etanol é mais vantajoso são: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Com o reajuste nos preços do etanol nos últimos dois meses, a gasolina agora se mostra como a opção mais econômica para abastecer veículos flex em 18 estados. O levantamento foi feito pelo portal de notícias G1, que utiliza uma ferramenta a partir dos preços médios coletados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A calculadora considera tanto o preço quanto o rendimento de cada tipo de combustível. De acordo com especialistas, o etanol pode ser considerado vantajoso se o seu preço for até 70% do valor da gasolina.

Mudança de cenário

Esta mudança de cenário é notável comparada à situação de dois meses atrás, quando o etanol era a melhor opção em 14 estados além do Distrito Federal. O diretor-executivo da AbriLivre, Rodrigo Zingales, aponta alguns fatores para explicar a situação:

  • Aumento no preço do etanol por parte dos produtores, que eleva os custos até os consumidores finais;
  • Política de preços da Petrobras, que tem moderado os impactos dos aumentos no preço internacional do petróleo; e
  • Custos de importação, que estão relativamente estabilizados e ajudam a manter os preços da gasolina acessíveis.

Leia também:

O post Com reajustes, abastecer com etanol só é vantajoso em Goiás, DF e mais 7 estados   apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.