Caminhões de novo serviço de limpeza urbana já são vistos nas ruas de Goiânia

Mesmo com a apresentação oficial marcada para esta segunda-feira, 22, os caminhões do Consórcio Limpa Gyn, novo serviço de limpeza urbana de Goiânia, ja foram foram vistos pelas ruas de Goiânia neste domingo, 21. De manhã, um leitor enviou ao Jornal Opção fotos do comboio na Avenida Meia Ponte, no setor Santa Genoveva.

O sistema passa a contar, de início, com 60 novos caminhões e maquinário como pá mecânica, carregadeira e varredeiras mecanizadas.

À tarde, os caminhões chegaram ao Paço Municipal, onde se posicionaram para a apresentação oficial de segunda-feira.

Inicialmente o consórcio assume 51,11% do trabalho de coleta do lixo domiciliar e seletivo, remoção de entulhos e varrição mecanizada. O serviço será oficialmente lançado pela Prefeitura de Goiânia na próxima segunda-feira, 22, quando os caminhões entram também em operação. O evento será às 8h, no pátio de entrada do Paço Municipal, com a presença do prefeito Rogério Cruz.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) ainda cuidará do restante do trabalho, que vai diminuindo gradativamente até a segunda quinzena de maio, quando o consórcio assume de vez os quatro itens do contrato celebrado com a prefeitura. A partir do dia 24 de junho, todos os serviços devem estar 100% com a terceirizada.

O contrato com o Consórcio Limpa Gyn, formado pelas empresas Quebec Ambiental (Goiânia), Clean Master Ambiental (Catalão) e CGC Concessões (Brasília), tem valor total de até R$ 470,3 milhões por dois anos. A contratação segue exigência do Ministério Público de Goiás (MPGO) para resolver problemas com a coleta do lixo domiciliar em Goiânia.

Tecnologia

O novo contrato traz como novidade a implementação da varrição mecanizada para a limpeza das ruas e avenidas da Capital. Este serviço será realizado durante a noite nas vias de maior movimento.  

Gradativamente, até o mês de maio, serão colocadas em operação 24 máquinas, cobrindo todas as áreas da cidade. O grupo será remunerado com base no serviço prestado, levando em consideração o volume de material recolhido ou a quilometragem de vias limpas, no caso da varrição mecanizada.

A Comurg continua responsável pelos outros itens de seu contrato, como, por exemplo, varrição manual das ruas e avenidas da cidade. A ordem de serviço para dar início à terceirização dos serviços foi assinada pela Seinfra no dia 5 de abril.

Máquinas mecanizadas

As 27 varredeiras mecanizadas, de fabricação alemã, são equipadas com um aparato de sucção de detritos e escovas laterais e centrais para varrição das ruas, com alcance de 3,5 metros a partir do meio-fio.

Simultâneamente, sugam os detritos para dentro do caminhão, que tem 6 metros cúbicos de capacidade de armazenagem. Outro diferencial é que as varredeiras também jogam jatos de água para maior limpeza das vias públicas.

Diferente do serviço manual, em que se faz a varrição e o lixo é acondicionado em sacos plásticos para serem recolhidos em seguida pelo serviço de coleta auxiliar, estas máquinas varrem sem gerar resíduos. Os equipamentos já contam com o padrão Euro 6, que possui normas mais rígidas de emissão de poluentes, o que significa baixo impacto no meio ambiente.

O post Caminhões de novo serviço de limpeza urbana já são vistos nas ruas de Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.