Saiba como funciona a nova varrição mecanizada em Goiânia

A partir de hoje, segunda-feira, 22, a nova varrição mecanizada inicia os trabalhos na esquina da Avenida Goiás com a Rua 4, localizada no Centro de Goiânia. Inicialmente com oito veículos, o plano é chegar até 24 equipamentos simultâneos, com três de reserva. O planejamento é utilizar a limpeza nas principais vias públicas da capital durante a noite.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), os veículos de fabricação alemã possuem um alcance chega de até 3,5 metros a partir do meio-fio. Todos seguem as normais mais rígidas de emissão de poluentes, com baixo impacto ao meio ambiente, e ainda não geram riscos para pessoas ou animais que estejam na rua.

A varrição mecanizada é equipada com um aparato de sucção de detritos, junto com escovas laterais e centrais para realizar a varrição. Todos os materiais recicláveis também são aspirados e separados em compartimentos dentro da varredeira. Depois o material poderá sem descartado de maneira correta, sem nenhum riscos aos garis da Comurg.

Com monitoramento em tempo real por meio de um central de controle, cada unidade de varrição mecanizada poderá realizar 22 mil quilômetros de vias por mês. Ou seja, o conjunto completo em circulação pode ter uma capacidade total de 594 mil quilômetros.

Além de haver central para coletar os dados da operação e selecionar as vias que precisam de reforços, os veículos terão uma motorista treinado. A versão mecanizada pode substituir o trabalho de 30 a 40 pessoas no serviço manual.

Leia também:

Caminhões do novo serviço de limpeza urbana já são vistos nas ruas de Goiânia

Comurg deixa limpeza de Goiânia após prefeitura contratar consócio por R$ 470 milhões

O post Saiba como funciona a nova varrição mecanizada em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.