“Se a natureza se esgota, tudo se esgota”: fotógrafo lança livro com registro do patrimônio histórico e ambiental de Goiás

Nesta quarta-feira, 24, o fotógrafo João Farkas lança o livro Uma visão sobre Goiás. Além da história do estado, a obra traz fotos do fotógrafo João Farkas, que realizou expedições e registrou, pelas lentes, as riquezas culturais e ambientais de Goiás. O governador Ronaldo Caiado assina o prefácio e deve comparecer no lançamento. Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem versus natureza em contextos brasileiros tidos como paradisíacos ou genuínos, como a Amazônia, o Pantanal ou o sul da Bahia.

Ao Jornal Opção, João Farkas explica como a sociedade moderna vive um paradoxo. “A gente não deu a devida atenção à sustentabilidade e a humanidade está pagando um preço por isso. Então, de um lado, nós temos a obrigação de pensar nas gerações futuras e, por outro lado, temos que alimentar a população do mundo. Acho que é um momento de escolha de que maneira vamos avançar economicamente, mas conseguindo manter a sustentabilidade do planeta, porque não é possível a gente viver sem alimentos e condições materiais, mas se a natureza se esgota, tudo se esgota”.

O livro, ricamente ilustrado com fotos das cidades históricas, cachoeiras, paisagens do Cerrado, tradições locais, agronegócio e retratos dos goianos, mergulha na história de Goiás e presta uma homenagem aos personagens que impulsionaram o desenvolvimento do estado. Com 200 páginas, a obra captura o cotidiano goiano e destaca seu patrimônio histórico, ambiental e o progresso do agronegócio.

As expedições realizadas para compor o livro tiveram como foco o Sudoeste goiano, abrangendo cidades como Jataí, Rio Verde e Mineiros, além da visita ao Parque Nacional das Emas. Outra expedição explorou o Vale do Araguaia, enquanto uma terceira concentrou-se na Chapada dos Veadeiros e Terraronca, explorando também a parte histórica de Pirenópolis, Corumbá e Goiânia. Essas áreas foram os principais cenários explorados para a criação do trabalho.

Principais patrimônios

“Fiquei surpreendentemente impressionado com Goiás. Inicialmente, não estava nos meus planos explorar o estado, já que tinha outros destinos em mente, como o sertão e a costa norte brasileira, que são projetos que estou finalizando. No entanto, Goiás acabou se revelando uma grata surpresa para mim. O que mais me cativou foi a abundância de águas, rios e cachoeiras em toda a região. Goiás é verdadeiramente rico em recursos naturais, o que me deixou profundamente impressionado”, relata o fotógrafo João Farkas.

Além disso, ele conta que alguns lugares em particular chamaram sua atenção. “Pirenópolis, apesar de ser conhecida, nunca deixa de encantar com sua beleza e riqueza histórica”. Em relação a Corumbá, ele conta que ficou impressionado com os esforços de recuperação do Salto Corumbá, um exemplo inspirador de como a dedicação de uma pessoa pode revitalizar uma atração turística tão significativa.

“Terra Ronca também me deixou maravilhado. Embora a Chapada dos Veadeiros já seja amplamente reconhecida como um destino turístico excepcional, acredito que Terra Ronca seja uma verdadeira joia a ser lapidada”, explica Farkas.

João Farkas

Fotógrafo João Farkas. | Foto: Arquivo

Conhecido internacionalmente, João Farkas tem coleções em diversos museus pelo mundo, como La MEP, em Paris, e International Center of Photography, em Nova York. Ele também foi correspondente fotográfico para as revistas Veja e Isto É, e recebeu o Prêmio Vitae e o Prêmio Aberje pelo documentário ‘Retratos da Ocupação da Amazônia’.

Para produzir o livro sobre Goiás, João Farkas realizou algumas expedições pelo estado durante um ano. “Dedicamos especialmente duas expedições, uma foi para o sudoeste de Goiás. Passamos por Mineiros, Jataí, na região do Parque Nacional das Emas, e percorremos toda essa região. Foi impressionante!”, disse o fotógrafo.

Entre os cliques feitos pelo fotógrafo por todo o Estado estão pastos, montanhas, cavernas, plantações, rios, comitivas, cachoeiras, relevo, cerrado, flores típicas, animais, cidades, comidas, pessoas e até pôr do sol. Uma Visão sobre Goiás também lança um olhar sobre o agronegócio, um dos propulsores da economia goiana. “Realmente, o estado é muito próspero, muito bem estruturado, e me surpreendi com tudo o que vi”, diz ele.

Os registros fizeram tanto sucesso que alguns cliques chamaram a atenção de donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos. Lá, o espaço vai mostrar uma das fotos que mais chamaram a atenção de Farkas: a cultura de milho. “Esta foto da lavoura de milho ficou praticamente abstrata. É uma das que o Jorge Pérez comprou para a coleção dele”.

João Farkas conta que é procurado levar tanto para o Brasil quanto para o exterior um outro olhar sobre o País, que vão além de clichês e buscam quebrar paradigmas.  “Existe um outro caminho também, que é, mostrar o nosso potencial, nosso capital natural, assim a gente desperta para o respeito, ao amor à natureza, o patrimônio que nós temos. As imagens são, portanto, um alerta e uma celebração. Acho que a fotografia pode nos ajudar a entender o valor daquilo que nós temos e instigar um desenvolvimento econômico harmônico”, finaliza.

O post “Se a natureza se esgota, tudo se esgota”: fotógrafo lança livro com registro do patrimônio histórico e ambiental de Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.