Covid-19: vacina para grupos prioritários está em falta nas UBSs

Compartilhe

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú informa que não há mais vacina contra covid-19 para grupos prioritários (Pfizer Bivalente) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já a Pfizer Pediátrica é encontrada apenas na UBS Central. Com relação à Pfizer Baby, a vacina está disponível em todas as UBSs.

O desabastecimento ocorre em vários locais do país. No dia 17 de abril, o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), do Ministério da Saúde, enviou ofício circular às coordenadorias estaduais de imunizações esclarecendo que está avançado o processo de aquisição das versões mais atualizadas das vacinas covid-19, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

De acordo com o ofício, assim que as primeiras remessas de vacina estiverem disponíveis, será feita a distribuição dos imunizantes aos estados para garantir a continuidade da vacinação de reforço e esquemas primários em 2024.

A vacina contra a covid-19 é indicada para grupos prioritários, como idosos, imunocomprometidos e gestantes, a cada seis meses. Para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, a imunização é rotina (o esquema vacinal completo conta com três doses). A profissionais da saúde, é indicada uma dose de reforço uma vez por ano. Não são mais recomendados esquemas primários e/ou doses de reforço para pessoas não pertencentes a grupos prioritários. No entanto, caso a pessoa não tenha sido vacinada anteriormente (nenhuma dose prévia) ou tenha recebido apenas uma dose, ela poderá iniciar e/ou completar o esquema vacinal.

Foto

Rafael Mendes/Arquivo PMBC

Compartilhe

Adicionar aos favoritos o Link permanente.