Saiba sobre a primeira missa celebrada na Terra de Santa Cruz

O pintor Victor Meireles foi o autor da pintura que representa a primeira missa celebrada no Brasil. Em 26 de abril de 1500, quatro dias após o desembarque na Terra de Santa Cruz, o Frei Henrique de Coimbra presidiu a celebração. Naquela época, a Missa era em latim e o Padre celebrava de frente para o altar. Demoraria quatro séculos e meio para que a Missa fosse rezada na língua nacional.

Eu sempre imaginei que a cruz utilizada na celebração fosse igual a pintada por Victor Meireles: alta e de madeira. Mas, a cruz utilizada foi uma de ferro, medindo 40 cm, e feita em Portugal para acompanhar os religiosos que embarcaram na esquadra de Pedro Álvares Cabral. A cruz pintada no quadro só foi feita dois dias depois da primeira missa, segundo relato da carta de Pero Vaz de Caminha ao rei português, Dom Manuel.

A relíquia está na Catedral da Sé, em Braga, Portugal. A única vez que saiu de lá, atravessou novamente o Atlântico e desembarcou no Brasil foi em 1960, para a inauguração de Brasília. A CNBB bem que tentou, no ano 2000, trazer a cruz para o Brasil novamente durante os festejos do quinto centenário do descobrimento do Brasil, mas o que obteve foram réplicas da cruz abençoadas pelo Papa João Paulo II.

Aquela que foi chamada de Terra de Santa Cruz não tem em sua terra a Santa Cruz usada em sua primeira missa.

O post Saiba sobre a primeira missa celebrada na Terra de Santa Cruz apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.