Dengue: Lixo e resíduos do carnaval podem agravar cenário

Com 56 municípios em estado de emergência devido à propagação da dengue, o governo estadual de Goiás emitiu mais um alerta. Dessa vez, o foco está no lixo gerado nas comemorações de carnaval, que podem agravar a situação epidemiológica da doença.

“Sabemos que o lixo é um dos principais criadores do Aedes aegypt. O acúmulo de água em locais indevidos é o maior problema no combate à dengue. Nos terrenos, a terra absorve a água da chuva, mas o lixo pode se tornar um reservatório”, pondera o secretário Rasível dos Reis.

Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, se os cidadãos não cumprirem seu papel, eliminando os criadouros e denunciando situações que coloquem a população em risco, a situação pode se agravar. “Impedir o nascimento do Aedes aegypti é a principal forma de combatermos a doença. A vigilância constante é a principal arma para enfrentar a dengue”, garante.

O cenário é preocupante porque pode se agravar durante o período de Carnaval, especialmente devido ao potencial acúmulo de lixo. Especialmente em cidades turísticas que devem receber milhares de pessoas durante o feriado. Uma pesquisa realizada em cinco capitais brasileiras, em 2020, revelou que os dias de folia resultaram em 3,5 mil toneladas de resíduos nas ruas.

Situação de emergência:

O governador Ronaldo Caiado decretou situação de emergência em saúde pública na última sexta-feira, 2. Essa medida foi tomada após o Estado de Goiás registrar, por quatro semanas consecutivas, uma taxa epidemiológica de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite estabelecido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses. O decreto autoriza medidas necessárias para evitar internações, casos graves e mortes.

Leia também:

Goiás é o 5º estado com mais casos de dengue — 44 óbitos suspeitos

Agentes de endemias e soldados da Base Aérea vão às ruas no combate à dengue

Goiatuba cancela Carnaval após registro do aumento de casos de Covid-19

O post Dengue: Lixo e resíduos do carnaval podem agravar cenário apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.