Luiz Cláudio Veiga toma posse no TRE e promete reforço policial para as eleições deste ano

O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga tomou posse na manhã desta terça-feira, 30, como novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO). Ele assume no lugar do desembargador Itaney Campos e afirma que a Justiça Eleitoral contará com o “maior contigente de forças policiais já vistas na história de Goiás” para as Eleições de 2024. A perspectiva é de que aproximadamente 4 mil homens estarão nas ruas para garantir a lisura e tranquilidade do processo eleitoral.

“Eleições municipais são muito disputadas e os ânimos estão exaltados porque o confronto se dá quase que entre vizinhos”, explica Veiga Braga. Durante coletiva de imprensa, o presidente do TRE discutiu sobre a possibilidade de o cenário eleitoral de 2022 se repetir nas eleições municipais, ponderando sobre os riscos à democracia devido à popularização extrema e à disseminação de desinformação. “Vamos conduzir isso com muita tranquilidade, naturalidade, evitando excessos, tendo um diálogo franco, aberto, leal, sincero, olho no olho, com todos os segmentos”, explicou Luiz Claudio.

Ele destacou a necessidade do diálogo com candidatos, apoiadores e grupos políticos no geral. “Tenho certeza que há maturidade para nós conduzirmos isso com muita serenidade”, pontuou o desembargador. Apesar dos ânimos quentes, expressou confiança na capacidade das instituições democráticas de lidar com eventuais excessos, atribuindo essa confiança à maturidade política do país.

Quanto aos desafios impostos pela inteligência artificial, internet e proliferação de notícias falsas, o desembargador enfatizou a preocupação e a preparação do Tribunal Eleitoral para enfrentar tais problemas. Anunciou a implementação de inteligência artificial como uma medida para combater o uso malicioso dessas tecnologias, afirmando que o Tribunal já está trabalhando nesse sentido. “Se nós temos, de um lado, aqueles que utilizam a inteligência artificial para malfeitos, vamos utilizá-las para benfeitos. Então vamos empregá-la e vamos combater esses acessos e esses desvios de conduta”, destacou Veiga Braga.

Questionado sobre problemas relacionados a cotas eleitorais, Veiga Braga assegurou que o tribunal estará atento a essas questões e buscará agilizar os julgamentos para evitar impasses que ocorrem próximo ao término dos mandatos. Sobre a participação das mulheres na política, destacou a importância da colaboração entre os segmentos organizados, partidos políticos, candidatos e Ministério Público Eleitoral para garantir um resultado positivo.

Luiz Cláudio Veiga Braga e Ivo Favaro ocuparão, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente – esse último cumulado com o cargo de corregedor regional eleitoral no biênio 2024/2026. O presidente e a vice-presidente foram eleitos pelos sete integrantes do Tribunal Pleno no dia 15 de fevereiro, à unanimidade de votos, dentre os desembargadores escolhidos pelo TJGO.

Luiz Cláudio Veiga Braga é presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e integra o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (Icebe).

Currículo

Natural de Goiânia-GO, formou-se em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas. Em 1983, ingressou no Ministério Público do Estado de Goiás, atuando nas comarcas de Mossâmedes, Crixás, Porto Nacional e Goiânia. No ano de 2009, assumiu o cargo de Desembargador do TJGO, pelo Quinto Constitucional. Integrou e presidiu a 2ª Câmara Criminal e a Seção Criminal. Também é presidente da Comissão de Memória e Cultura e da Comissão Permanente de Segurança do TJGO, compondo ainda o Conselho Editorial da Revista do Judiciário Estadual. É membro da Academia Goianiense de Letras, ocupando a Cadeira número 19.

O post Luiz Cláudio Veiga toma posse no TRE e promete reforço policial para as eleições deste ano apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.