Bolsonaro nega tentativa de golpe e diz que 8 de janeiro caiu em “armadilha da esquerda”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou qualquer acusação de ter participado de uma tentativa de golpe de Estado. Em entrevista à Record, ele afirmou ser perseguido e que os atos golpistas do 8 de janeiro caíram em uma “armadilha da esquerda”. Além de minimizar o conteúdo da reunião gravada no qual ele e auxiliares conversam sobre cenários golpistas.

“Essa questão de abolição do Estado democrático de Direito, não é nem equivocado, é um crime falar isso daí”, disse o ex-presidente, a respeito da invasão à Praça dos Três Poderes, em Brasília. “O pessoal do 8 de janeiro, ao meu entender, foi levado para uma armadilha da esquerda, mas o que aconteceu foi baderna”, acrescentou.

Segundo o ex-presidente, apesar de prédios públicos terem sido invadidos e depredados, ninguém tentou alterar o Estado democrático de Direito.

A respeito da reunião gravada, Bolsonaro disse que não sabia da existência do vídeo polêmico sobre uma reunião ministerial de julho de 2022. Na ocasião, ele e seus auxiliares discutiram possíveis cenários golpistas. A gravação está em posse da Polícia Federal (PF).

“Tem trechos ali muito importantes que eu vou fazer os recortes e vou divulgar, mas não sabia que existia essa gravação. Se alguém tivesse pedido para gravar eu autorizaria. (…) Não vejo nada demais sobre a divulgação dela”, contou o ex-chefe de Estado brasileiro.

O ex-presidente também negou participação em monitoramento de campanha realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Afirmou que raramente usava ferramentas de inteligência. Ainda contou que as decisões eram responsabilidade do general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

Leia também:

Bolsonaro descarta apoio ao PSD em São Paulo: “Não apoio ninguém do Kassab”

Bolsonaro preso? PL pode estar se preparando para a ‘bala de prata’

O post Bolsonaro nega tentativa de golpe e diz que 8 de janeiro caiu em “armadilha da esquerda” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.