PF investiga caso de difamação por IA após áudio fake de prefeito xingando professores

A Polícia Federal (PF) está atrás dos envolvidos na criação de um áudio falso do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), xingando professores da rede municipal de ensino. Por meio da Operação Nirmata, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos no estado amazonense. Entretanto, nenhum suspeito foi preso até o momento.

Os alvos da operação são os sócios de três empresas de publicidade, dois propagadores de notícias falsas e um designer. Os agentes apreenderam mídias computacionais e intimaram os suspeitos para deporem na Superintendência da Polícia Federal.

O áudio falso de Almeida foi criado por meio de inteligência artificial, com o uso da técnica que recria vozes artificialmente, conhecida como deep fake. Na ocasião, a gravação falsa mostrava ataques do prefeito aos docentes que protestavam pelo pagamento do abono do Fundeb no final do ano passado.

Anteriormente, o prefeito divulgou uma nota repudiando o ataque e parabenizando o trabalho da PF no caso. “É lamentável que ainda existam agências e veículos de comunicação que compactuam com este tipo de prática desonesta para atingir adversários políticos”, disse por meio das redes sociais.

Leia também:

PL pagou R$ 239 mil a casal investigado pela PF sobre golpe

Saiba quem é o padre alvo da operação da PF

O post PF investiga caso de difamação por IA após áudio fake de prefeito xingando professores apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.