Balneário Camboriú faz mais um Dia D para melhorar adesão à campanha contra Influenza

A duas semanas de encerrar a Campanha Nacional de Multivacinação contra Influenza, a Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú realiza o segundo Dia D, neste sábado (18), com objetivo de melhorar os índices de imunização que, como em todo o país, seguem muito aquém da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O Dia D deste sábado vai acontecer somente no Posto Central da Rua 1500, das 9h às 17h.

O primeiro Dia D da Campanha foi em 13 de abril, quando 1.032 pessoas do grupo prioritário foram imunizadas em Balneário Camboriú.

Desde 25 de março somente 16.466 doses foram aplicadas, o equivalente a 34% do público alvo (gestantes, puérperas, crianças e idosos, profissionais da saúde, entre outros, formado por 47.915 pessoas) tomou a vacina.

A partir do início de maio, quando o Ministério da Saúde ampliou a campanha para grupos não prioritários, quase 4 mil pessoas receberam a vacina.

Dia D

A vacina está liberada para toda a população maior de seis meses de idade.

Quem não puder se vacinar neste sábado, pode vacinar em qualquer posto de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas salas de vacina das UBSs de Balneário Camboriú.

No Posto Central não há pausa para o almoço.

Para os idosos, há também doses no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), na Rua Angelina, s/n – Bairro dos Municípios.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza vai até 31 de maio.

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú ressalta que a vacinação pode ser feita na unidade de saúde mais próxima da residência ou local de trabalho, com apresentação de documento de identidade e carteira de vacinação.

Prevenção

A vacina previne os principais vírus influenza circulando no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. A proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose.

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Provocada pelo vírus da influenza, ela tem grande potencial de transmissão.

A vacina é a forma mais eficaz de preveni-la e proteger quem tem maior risco de desenvolver complicações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.