Agro pode derrotar o Agro e garantir vitória de Velomar Rios para prefeito de Catalão

Lembra-se de Usain Bolt? Pois bem: o pré-candidato do MDB a prefeito de Catalão é o Usain Bolt da região da estrada de ferro. Se quiser chamá-lo de Nickecoy Bramwell do Cerrado, dada a velocidade do jamaicano, o ex-prefeito não ficará chateado.

No momento, Velomar Rios é apontado como favorito absoluto para a disputa que ocorrerá daqui a quatro meses — no dia 6 de outubro, num domingo. Ele está lá na frente, como Bolt e Bramwell, e os rivais estão lá atrás.

Claro, não se decide eleição por antecipação. Não há campanha nas ruas e na televisão. Mas os agentes políticos já estão em campo — articulando e, sim, pedindo votos.

Elder Galdino: pré-candidato a prefeito de Catalão pelo Republicanos | Foto: Divulgação

O fato novo de Catalão, o município mais próspero do Sudeste goiano, não é a dianteira de Velomar Rios — cujas correntezas estão “atropelando” seus adversários. Perto de Velomar Rios, seus rivais, ao menos até agora, são córregos, quer dizer, espécies de afluentes.

Na verdade, o que está chamando a atenção é a disputa pelo segundo lugar entre o pecuarista Elder Galdino, do Republicanos, e o sojicultor Renato Ribeiro, do PL — ambos riquíssimos.

Em Catalão, pelo visto, o Agro é mais contra o Agro do que contra Velomar Rios.

Ribeiro: um dique no caminho de Galdino

Dada a aliança com o sebbismo do ex-prefeito Jardel Sebba, do deputado estadual Gustavo Sebba e da veterinária Marília Sebba, esperava-se — ante a ideia de agregar valor — que Elder Galdino fosse lá para as grimpas.

Velomar Rios: pré-candidato a prefeito de Catalão pelo MDB | Foto: Reprodução

Entretanto, até agora a aliança não surtiu efeito positivo. Elder Galdino não encostou em Velomar Rios; pelo contrário, distanciou-se. Qual o motivo? Há quem diga que tem a ver com a aliança com os Sebba. Mas talvez seja uma explicação redutora.

Elder Galdino talvez não tenha subido por outro motivo, que atende pelo nome de Renato Ribeiro — o postulante do bolsonarismo em Catalão.

Renato Ribeiro subiu ao ser definido como pré-candidato do PL e, sobretudo, do bolsonarismo (que, a rigor, é o maior “partido” patropi). Portanto, ao crescer, pode ter impedido a ascensão de Elder Galdino. É, insista-se, o Agro contra o Agro. Noutras palavras, o Agro como contenção do Agro.

De acordo com experts na política local, a tendência, dada a expectativa de poder, é que Renato Ribeiro ultrapasse Elder Galdino — puxando-o para baixo. Se isto acontecer, o postulante do PL terá condições de “ameaçar” a liderança de Velomar Rios? Não dá para saber, neste momento.

Adib, o “general” eleitoral de Velomar

Velomar Rios tende a não ser desidratado por dois motivos (fala-se, vale o alerta, de tendência). Primeiro, porque, como político, tem luz própria. Tanto que o prefeito Adib Elias teve de “engolir” sua candidatura. Seu candidato era Nelson Fayad. O primo do gestor municipal acabou aceitando ser vice. Segundo, Velomar Rios conta com o apoio de Adib Elias, o político mais popular da cidade. Não só. Ele é uma máquina como general eleitoral.

Maria Moura: pré-candidata a prefeita de Catalão pelo PT | Foto: Leoiran/Jornal Opção

A tendência é que Velomar Rios permaneça na faixa de 50% das intenções de voto e, se “sugar” Elder Galdino para baixo, Renato Ribeiro pode subir para, digamos assim, uns 30%. Mas sem ameaçar a liderança do postulante do MDB.

No caso de vitória de Velomar Rios, como ficará o quadro político de Catalão? Na sexta-feira, 17, um jornalista local brincou, espirituoso: “Anote aí, camarada. Velomar será o próximo prefeito de Catalão, com a bênção do ex-prefeito Haley Margon Vaz e de Adib. Renato Ribeiro deverá ser candidato a deputado estadual ou federal. Assim como Adib Elias deverá ser candidato a deputado estadual ou federal. Gustavo Sebba será candidato à reeleição, com o apoio de Elder Galdino”. Depois, em tom de brincadeira, disse: “Recomendo que Elder Galdino compre o paletó e a calça, Renato Ribeiro compre a camisa e as abotoaduras e Maria Moura, por ter menos recursos, compre as meias e a gravata. Velomar Rios vai precisar de um traje novo para a posse”.

O repórter do Jornal Opção ressalvou: “Não se deve subestimar os adversários”. O jornalista redarguiu: “Não é o que estou fazendo. Estou, isto sim, fazendo uma constatação, por conhecer bem Catalão: Velomar Rios, correndo para o mar, será o próximo prefeito do município. Anote e, se quiser, me cobre depois”. (E.F.B.)

O post Agro pode derrotar o Agro e garantir vitória de Velomar Rios para prefeito de Catalão apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.