Adriana Accorsi está procurando um José Alencar para vice em Goiânia

A realista Adriana Accorsi, pré-candidata do PT a prefeita de Goiânia, está procurando um vice. Mas não um vice qualquer.

Em 2002, para moderar sua imagem de “radical” (o que, aliás, nunca foi), Lula da Silva buscou o empresário mineiro José Alencar, dono da Coteminas, para vice-presidente.

Com seu jeitão expansivo e simplão, José Alencar, um político de centro-direita, suavizou a imagem de Lula da Silva — que se tornou, por assim dizer, Lulinha Paz e Amor. Ganhou a eleição ao “marchar” da esquerda para o centro, “puxado” por seu vice.

Em 2022, mais uma vez, Lula da Silva caminhou para o centro ao convocar o ex-tucano Geraldo Alckmin para vice.

Quem poderá ser vice de Adriana Accorsi? Não há nome definido. Nem nome vetado. A petista está fazendo sondagens. Há quem avalie que um grande vice seria o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, mas ele não está filiado a um partido que planeja apoiar a deputada federal para prefeita.

Samuel Almeida: evangélico cobiçado pelo pelo PT de Adriana Accorsi | Foto: Divulgação

Cogita-se também o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás Samuel Almeida, do PSD.

Samuel Almeida, que chegou a ser sondado para vice de Vanderlan Cardoso, não tem nenhuma rejeição nas cúpulas municipal e estadual do PT. Pelo contrário, até por ser evangélico — o PT nacional está se aproximando de vários setores evangélicos —, seria o vice ideal para a católica Adriana Accorsi.

Mas a indicação de Samuel Almeida para vice significaria que o senador Vanderlan Cardoso estaria desistindo da disputa para prefeito da capital. O PT planeja fortalecer a aliança com Vanderlan Cardoso, inclusive gostaria de apoiá-lo para governador ou para senador em 2026.

Por causa de sua forte ligação com líderes evangélicos, Vanderlan Cardoso vive “escondendo” seu “amor” pelo PT de Lula da Silva. Mas, como afirma o petismo — a amante que quer ser assumida —, o senador não devolveu nenhum dos cargos que tem no governo federal. Tampouco chegou à presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sem um esforçozinho do PT. “O amor é correspondido, mas não pode continuar escondido”, brinca um petista. (E.F.B.)

O post Adriana Accorsi está procurando um José Alencar para vice em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.