Congresso discute a experiência pós-colonial contemporânea no mundo ibero-americano, em Goiânia

A Faculdade de Letras (FL) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe, dias 22 a 24 deste mês, o II Congresso Internacional de Geografias Culturais Ibero-Americanas. Com o tema ‘Paisagens, Contatos e Linguagens’, o evento reúne especialistas linguísticos e literários lusófonos e hispânicos, cujas pesquisas concebem questões como migração, diáspora, exílio, contato linguístico, trocas literárias e artísticas.

O evento propõe mesas-redondas, simpósios e conferências sobre a experiência pós-colonial contemporânea no mundo ibero-americano. As atividades discutem temas como a literatura neorromântica argentina, o pós-estruturalismo, literatura brasileira no Porto, repertórios ameríndios e outros assuntos ligados às culturas da América Latina.    

Instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Cátedra Lídia Jorge e a própria FL-UFG estão envolvidas na realização do encontro. Universidades internacionais também são parceiras, como a Universidade de Veneza, Universidade de Extremadura/Espanha, Universidade de la Rioja/Espanha e Universidade do Porto, entre outras.  

A professora da FL Solange Fiuza afirma que haverá um momento muito rico de troca de experiências de pesquisa em todos os níveis, em referência aos pesquisadores de fora do país que vão expor no evento. Apesar da greve em andamento na UFG, já são mais de 100 inscritos no congresso.

Ibero/americano

A primeira edição do congresso aconteceu na Universidade de Extremadura, em Cáceres (Espanha). Após passar por Goiânia, a próxima edição está prevista para acontecer na Itália, na Università Ca’Foscari.

A professora Fiuza explica que, apesar do o apoio do Paep/Capes, “o valor não é suficiente para cobrir todas as despesas com passagens, diárias, material gráfico etc”. Nesse sentido, fontes de financiamento diversas são necessárias, como as unidades às quais pertencem os pesquisadores. “É um evento que ocorre, apesar das dificuldades, graças a um empenho conjunto de todos os envolvidos”, resume.  

Para se inscrever, é preciso enviar um e-mail para o endereço ‘[email protected]’. É importante ressaltar que as inscrições também poderão ser realizadas no local do congresso. A organização emitirá certificados de participação.

Leia também:

Assembleia da Adufg decide se aceita proposta do governo aos docentes. Confira os prós e contras sobre a greve das universidades federais

O post Congresso discute a experiência pós-colonial contemporânea no mundo ibero-americano, em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.