Ameaça para Musk: conheça a chinesa Stella Li

A Tesla, empresa do multibilionário Elon Musk, foi ultrapassada em volume de produção e vendas de carros elétricos no mundo pela concorrente chinesa BYD. O empresário sul-africano já deixou clara sua preocupação com a expansão do mercado da companhia chinesa. Uma das responsáveis por esse crescimento é a CEO da BYD, Stella Li.

Em entrevista a jornalistas durante um dos lançamentos da BYD na Cidade do México, a empresária afirma manter boa relação com a concorrência, incluindo Musk, e diz que isso é algo positivo. Li afirma ainda que a BYD é uma empresa de tecnologia e que seu principal compromisso é com a inovação.

Com mais de 100 mil engenheiros trabalhando para a empresa ao redor do mundo, Li reforça que “não somos uma empresa que fabrica carros. Somos uma empresa de tecnologia e no caso do Brasil não será diferente nossa capacidade em levar cada vez inovação para o mercado local”, concluiu.

No Brasil, existe um compromisso com a companhia chinesa. Com uma fábrica da BYD sendo construída na Bahia, a expectativa é de trabalhar em prol da sustentabilidade, trazendo desenvolvimento de tecnologias que produzem energia limpa. Ao mencionar as iniciativas sustentáveis do país latino, Li afirma: “O pais também está muito aberto a discutir e pensar inovação e tecnologia, tem sido perceptível isso com o contato que temos tido com ele e com seu governo até o momento”.

Biografia

Stella Li foi apontada, pela revista Time, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo na categoria ‘Clima’. Seu compromisso com a sustentabilidade e a eletromobilidade destacam sua liderança no mercado internacional.

A executiva nasceu na província de Anhui, na China, em 1978. Possui diploma de engenharia automotiva pela Universidade de Tsinghua, uma das instituições de ensino mais prestigiadas da China. Após sua graduação, Li entrou na empresa do tio Wang Chuanfu, a BYD.

Na época, a BYD produzia baterias para telefones celulares. Depois que Stella Li assumiu controle da empresa, sua linha de produção se diversificou. Agora, a empresa vende carros elétricos, células fotovoltaicas, baterias e outros produtos ligados à energia renovável.

Defensora da eletromobilidade como tática fundamental para o combate às mudanças climáticas, Stella trouxe a BYD para as Américas do Sul e do Norte.

O post Ameaça para Musk: conheça a chinesa Stella Li apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.