Trabalhadores da saúde de Goiânia cobram convocação de aprovados em concurso

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO) realizou uma manifestação na manhã dessa quinta-feira, 23, no plenário da Câmara Municipal de Goiânia. O ato foi em conjunto dos trabalhadores da saúde com a comissão dos aprovados no concurso da Prefeitura de Goiânia Edital 01/2020 para cobrar da Prefeitura de Goiânia a convocação dos aprovados no concurso público.

Atualmente, há um déficit de servidores efetivos frente às necessidades da população, principalmente quando se trata dos trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos demais servidores da área da saúde de forma geral. Apesar das convocações já realizadas, ainda há um número significativo de vagas a serem preenchidas e, por isso, o Sindsaúde-GO, juntamente com os servidores da saúde e a comissão dos aprovados, também reivindicam a convocação dos aprovados em cadastro de reserva.

O diretor do Sindsaúde, Ricardo Manzi, disse que até o momento não houve nenhum diálogo aberto para tratar não só da convocação dos aprovados em concursos, como também das outras demandas. “Já era pra ter instalado uma mesa de negociação pra que nós pudéssemos tratar dessas pautas e inclusive estabelecer um prolograma, porque existe déficit de trabalhadores nas unidades de saúde que está sobrecarregando os que estão atualmente e consequentemente estão prejuízos no atendimento da população”.

Outras pautas

Além da manifestação, antes dos trabalhadores seguirem para ato do protesto no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, durante a sessão ordinária, ocorreu uma assembleia para discutir as diversas pautas pleiteadas pelos servidores da saúde, em especial a data-base que deve ser paga neste mês de maio, mas que até o momento não chegou à Casa Legislativa, e medidas contra o projeto de privatização e terceirização que a Prefeitura de Goiânia quer implantar na rede de atenção básica da saúde e no SAMU.

Outas pautas como progressões no plano de carreira; correção na tabela de vencimentos dos Auxiliares de Saúde; e solicitações por melhores condições de trabalho ainda integram o conjunto de fatores fundamentais para a organização da saúde pública e dos direitos dos trabalhadores do município de Goiânia.

Já no que diz respeito especificamente aos servidores do Samu, recentemente o ministério da saúde suspendeu o repasse de recursos para várias ambulâncias. Dessa forma, o Sindsaúde também protesta pela volta da circulação das unidades móveis que estão paradas; bem como contra a intimidação e perseguição dos trabalhadores do Samu; e também por uma gestão do serviço de urgência móvel executado diretamente pela Prefeitura de Goiânia, até porque existem recursos federais para isso que se estivessem sendo bem aplicados o Samu e suas ambulâncias estariam funcionando normalmente.

O post Trabalhadores da saúde de Goiânia cobram convocação de aprovados em concurso apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.