Vacinação contra dengue começa em Goiânia; veja onde e como vacinar

A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta quinta-feira, 15, a vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) esteve no Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante (CMV), localizado no setor Pedro Ludovico, para atender as crianças e receber a imprensa.

“É importante que os pais tragam as crianças, temos mais de 70 postos de vacinação espalhados por Goiânia. Estamos aguardando um relatório tanto da saúde quanto da educação para que possamos fazer esse cronograma de vacinação nas escolas”, explicou o prefeito.

Na última sexta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 34.234 doses da vacina Qdenga, com cada frasco contendo uma dose de 0,5ml. O número de doses é o mesmo de crianças nesta faixa etária, conforme dados do IBGE, sendo 17.156 com 10 anos e 17.078 com 11 anos. As doses estarão disponíveis nas 72 salas de vacinas do município das 8h às 17h (confira locais ao final).

A faixa etária inicialmente estabelecida de 10 a 14 anos foi reduzida para 10 e 11 anos devido à quantidade limitada de doses disponibilizadas pelo laboratório ao Ministério da Saúde. Para receber a vacina, as crianças devem apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação, acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

O Estado de Goiás recebeu 72.818 vacinas e concluiu a distribuição aos primeiros 51 municípios antes do feriado de Carnaval. Marília Castro, diretora de vigilância epidemiológica de Goiânia, explicou que ainda não há uma previsão para a chegada de mais doses, mas que a segunda remessa vem para atender os outros municípios que ainda não foram contemplados com a primeira dose.

“A gente não sabe se para Goiânia as próximas doses serão para ampliar a faixa etária ou se serão para oferta da segunda dose dessas mesmas crianças que estão sendo vacinadas agora. A gente espera conseguir ampliar a faixa etária porque, de início, o Ministério da Saúde fez uma orientação de que essa primeira vacinação seria da faixa etária de 10 a 14 anos”, pontuou Marília.

Vacina e eficácia

Produzida pela farmacêutica japonesa Takeda, a vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Trata-se de uma vacina viva atenuada, que não causa a doença, composta pelos quatro sorotipos vivos do vírus da dengue: DEN1, DEN2. DEN3 e DEN4. O imunizante não protege contra Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Qualquer um dos quatro sorotipos de dengue (1, 2, 3 e 4) pode produzir infecções assintomáticas ou quadros leves, graves e até mesmo óbitos. A seguir, veja quais são os sorotipos de dengue e a eficácia da vacina para cada tipo de vírus.

Tipo 1 (DENV-1) 

O vírus da dengue tipo 1 foi identificado pela primeira vez em 1981, em casos isolados em Roraima. Ele começou a circular por outras regiões do país a partir de 1986. Para esse tipo, a eficácia da vacina Takeda é de 69,8 %.

Tipo 2 (DENV-2)

O vírus da dengue tipo 2 foi identificado em 1990. Os tipos DENV-1 e DENV-2 têm predominado nos últimos 4 anos. Para esse tipo, a eficácia da vacina Takeda é de 95,1 %.

Tipo 3 (DENV-3) 

O vírus da dengue do tipo 3 foi isolado em 2000 e se manteve como o sorotipo mais comum no país até 2016. Para esse tipo, a eficácia da vacina Takeda é de 48,9 %.

Tipo 4 (DENV-4)

O vírus da dengue tipo 4 foi identificado em casos isolados e restritos na Região Norte em 1981, porém, depois de 2010, ele passou a ser identificado em outras partes do Brasil. Para esse tipo, a eficácia da vacina Takeda é de 51,0 %.

Tipo 5 (DENV-5)   

O vírus da dengue do tipo 5 surgiu, pela primeira vez, em 2007, na Malásia, no continente asiático. Até o momento, não foi identificado nenhum caso no Brasil.

Contraindicações para vacinação

  • Não administrar com vacinas vivas atenuadas, sendo elas (Frebe amarela, tríplice viral e varicela). Aguardar intervalo de 30 dias para realizar as mesmas;
  • Não vacinar em caso de febre
  • Em casos de pacientes com Dengue aguardar 6 meses para iniciar o esquema com D1;
  • Em casos de pacientes que tiverem Dengue após D1, realizar D2 após 30 dias de infecção por dengue;
  • Mulheres pretendendo engravidar, aguardar 30 dias após finalizar os esquemas;
  • Não deve ser realizada em menores de 4 anos e acima de 60 anos;
  • Imunodeficiência primária ou adquirida;
  • HIV/AIDS sintomáticos ou assintomáticos;
  • Imunossuprimidos;
  • Gestante ou lactante em qualquer idade.

Veja os locais para vacinação

O post Vacinação contra dengue começa em Goiânia; veja onde e como vacinar apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.