O prefeito Roberto Naves definiu a estratégia e determinou o início imediato da vacinação contra a dengue em Anápolis. A imunização começará já nesta sexta-feira, 16, em 21 postos fixos – em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pela cidade. A campanha também ofertará o imunizante em pontos volantes diários e semanalmente em unidades específicas. (Veja abaixo os locais e horários).
A primeira remessa chega nesta quinta-feira, 15. A cidade foi contemplada com 10.359 doses e todas serão destinadas para crianças de 10 e 11 anos de idade, conforme definido pelo Ministério da Saúde. De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume é suficiente para cobrir toda a população desta faixa etária.
Num primeiro momento, o governo federal não destinou vacinas a Anápolis. Depois da atuação do prefeito, o Ministério da Saúde enviou o primeiro carregamento de imunizantes para o município.
“É muito importante sabermos que, no primeiro lote de vacina que veio para o estado, Anápolis não estava contemplada. Fizemos algumas ligações, e o Ministério da Saúde notificou anteontem (terça-feira, 13) a Secretaria Estadual de Saúde colocando Anápolis para receber essas vacinas”, explicou.
Mutirão antidengue
Roberto comandou nesta quinta-feira mais um mutirão de combate à dengue. Todos os servidores da Prefeitura foram deslocados às várias regiões de Anápolis numa ação de conscientização. O prefeito conversou com moradores e também pediu que a população faça sua parte para evitar a proliferação do mosquito vetor.
“A solução é não deixar o mosquito se proliferar. Para isso, precisamos contar com a colaboração de todos”, frisou. O prefeito ainda lembrou que os proprietários de terrenos baldios que não mantêm a roçagem em dia tornam-se diretamente responsáveis por focos do Aedes aegypti.
“Isso complica a vida da vizinhança, da Prefeitura – que às vezes deixa de roçar uma praça ou um canteiro – para fazer o trabalho em lotes particulares. Toda vez que o serviço é feito em lotes particulares, a multa está sendo aplicada. É importante a colaboração desses proprietários”, ressaltou.
Cenário epidemiológico
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apontam que o município tem uma morte já confirmada por dengue e outras seis em investigação. São 3753 casos notificados, dos quais 2151 foram confirmados. A incidência é de 555 infecções a cada 100 mil habitantes.
Veja os pontos de vacinação contra a dengue em Anápolis:
Postos fixos
- De segunda a sexta-feira (das 7h30 às 16h)
Adriana Parque
Bandeiras
Calixtolândia
Calixtópolis
Jardim Suíço
JK
João Luiz de Oliveira
Munir Calixto
São Carlos
São Lourenço
Arco-Íris
Parque dos Pirineus
Vivian Parque
- Segunda a sexta-feira (das 7h30 às 21h)
Anexo Itamaraty
Bairro de Lourdes
Filostro Machado
Parque Iracema
Recanto do Sol
São José
Ilion Fleury (Osego)
Vila União
Postos volantes diários – a partir das 9h
Abadia Lopes da Fonseca
Arco Verde
Jardim Guanabara
Santa Maria de Nazareth
Santo Antônio
Tropical
Vila Formosa
Vila Norte
Semanalmente — a partir das 9h
- Segunda-Feira
Alexandrina
Vila esperança
Santa Isabel
- Terça Feira
Dom Manoel
Maracananzinho
1ª terça do mês — Interlândia e Souzãnia
3ª terça do mês — Goialândia
4ª terça do mês — São Vicente e Branápolis
- Quarta-Feira
Vila Fabril
Alvorada
2ª quarta do mês – Joanópolis
- Quinta-Feira
Jardim Esperança
Jardim das Américas
Maracanã
- Sexta Feira
Santos Dumont
Jardim das Oliveiras
O post Prefeito de Anápolis define estratégia e determina início imediato da vacinação contra a dengue apareceu primeiro em Jornal Opção.