Professores da UEG devem decidir sobre greve em assembleia nesta sexta-feira

O início do semestre letivo de 2024 na Universidade Estadual de Goiás (UEG), programado para a próxima segunda-feira, 16, pode ser adiado devido a uma possível greve articulada pelos docentes da instituição. Entre as reivindicações, segundo a Associação dos Docentes (Adueg), está o diálogo com o governo para alteração no Plano de Carreiras dos docentes da UEG.

O Jornal Opção procurou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) sobre a questão, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

LEIA TAMBÉM

Em greve, administrativos da educação farão nova assembleia em frente ao Paço Municipal

Sem proposta para acordo, greve da educação segue por tempo indeterminado em Goiânia

A Adueg convocou a categoria para assembleia nesta sexta-feira, 16, às 14h, de forma on-line, para decidir sobre a paralisação. A UEG possui cerca de 12 mil estudantes matriculados, que podem ter as aulas prejudicadas com a greve.

No dia 18 de dezembro de 2023, os docentes da UEG aprovaram indicativo de greve caso o governo não atendesse as reivindicações da categoria, que foi encaminhada pela presidência da Adueg à Reitoria no último dia 29 de janeiro.

De acordo com a Adueg, 282 docentes da UEG aguardam, desde 2018, o reconhecimento de sua titulação e, consequente, progressão na carreira, apenas na promoção para doutores. A entidade defende que é necessária a alteração da Lei do Plano de Carreira das/dos docentes da UEG, com a extinção do quadro de vagas, a fim de viabilizar as promoções dos docentes (entre classes). 

Ainda segundo a Adueg, este quadro limitou o número de professores que podem receber por seu Doutorado e demais títulos. 

Outra reivindicação dos professores é referente à proposta de alteração do Plano de Carreira dos Docentes da UEG. A categoria, conforme a Adueg, chegou a se reunir com o secretário-geral de Governo sobre a questão, mas ainda não teve retorno.

Agora, a associação diz que tenta acessar a íntegra de uma proposta de alteração do Plano elaborada por integrantes da própria universidade e da Secretaria de Administração, a Sead.

O post Professores da UEG devem decidir sobre greve em assembleia nesta sexta-feira apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.