Contribuintes de Goiânia têm enfrentado dificuldades ao tentar acessar o site da prefeitura para emitir boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A sobrecarga no sistema eletrônico está impedindo que os cidadãos obtenham os documentos necessários para efetuar o pagamento. A situação tem sido especialmente problemática para aqueles que optam por realizar o pagamento do IPTU por meio de bancos digitais.
Muitos contribuintes têm relatado que, mesmo após conseguir acesso ao site da prefeitura, enfrentam problemas ao tentar gerar os boletos ou realizar o pagamento através dessas plataformas online. Diante desse cenário, a Prefeitura de Goiânia orienta que o pagamento seja feito por meio de bancos tradicionais (confira a nota ao final).
De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), não existe nenhum entrave na emissão dos boletos. Segundo a pasta, o que pode acontecer é uma sobrecarga do sistema, porque normalmente a população deixa para fazer o pagamento na última hora.
O IPTU também pode ser pago por meio do aplicativo Prefeitura 24h. Para os contribuintes que tiverem dúvidas ou que pretendem solicitar a revisão, foi instalada a “Central do IPTU”. A unidade de atendimento aos contribuintes foi montada na Rua 19, ao lado da Justiça Federal, no Setor Central. De acordo com a Sefin, os servidores estarão disponíveis para atender a população entre os dias 5 de fevereiro e 2 de março, de forma presencial, das 08h às 17h.
Para os contribuintes, a data de vencimento varia de município para município. Para empresas em geral, o pagamento deverá ser realizado em parcela única até o dia 14 de fevereiro, quando se inicia a adesão para o parcelamento também em até 12 vezes, com a última parcela vencendo no dia 10 de janeiro de 2025.
Nota Prefeitura de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia informa que o pagamento de boletos do IPTU feito por meio de bancos virtuais está sendo estornado pelas instituições financeiras, ocasionando a não quitação do débito junto a Prefeitura.
Neste sentido, a Prefeitura de Goiânia orienta que o pagamento seja feito por meio de bancos tradicionais da rede arrecadadora municipal de Goiânia:
Caixa Econômica Federal
Banco do Brasil
Bradesco
Itaú Unibanco
Banco de Brasília
Banco Mercantil do Brasil
Santander
Bancoob
Por fim, a Prefeitura de Goiânia reitera que o contribuinte deve verificar suas contas bancárias para identificar os estornos do pagamento do IPTU, e realizar novamente o pagamento nos bancos tradicionais indicados. A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) já acionou as instituições financeiras para identificação do erro e devidas soluções.
O post Prefeitura de Goiânia pede que contribuintes paguem IPTU por bancos tradicionais apareceu primeiro em Jornal Opção.