Adolescente que era ‘oferecida’ pela mãe foge com criança de 2 anos e percorre 200 km até chegar a Goiânia

Uma criança, de 2 anos, e uma adolescente, de 14 anos, foram encontradas nesta segunda-feira, 19, após fugirem de casa no último sábado, 17, em Itumbiara. A adolescente, segundo a Polícia Civil (PC), era oferecida a homens pela própria mãe em troca de bebidas e dinheiro. E, a bebê de dois anos vivia situação de abandono pela genitora que é usuária de drogas. A PC acredita que a adolescente tenha pegado a criança e, então, fugido para se livrar da exploração sexual, visto que ela tinha conhecimento da situação vivida pela menina.

LEIA TAMBÉM

Denúncias de abuso sexual na internet aumentam 77,13%

Violações sexuais contra crianças crescem quase 70% no Brasil

As duas foram encontradas por populares, em Goiânia, após percorrerem 200 quilômetros com caronas. A jovem e a menor, porém, já haviam sido flagradas caminhando pela via pública de Araporã (MG), na fronteira com o Estado de Goiás, para onde fugiram depois de deixar a cidade. A adolescente usou o pretexto de que iria brincar com a criança em uma praça para sair de casa.

Já na rua, de acordo com a polícia, elas chegaram a pedir água para beber, além de  informações para alguns populares que as avistaram. Na cidade, elas foram até um posto onde conseguiram carona com um caminhoneiro.

Trajeto percorrido 

Com o auxílio de câmeras de segurança, a corporação conseguiu identificar o motorista e o veículo utilizado, ainda na noite do domingo, 18. Essas informações possibilitaram a abordagem do motorista na cidade de Alexânia, na manhã desta segunda-feira, 19, que confessou ter transportado as menores.

Ao ser questionado, o motorista contou que a adolescente disse que era mãe da criança e que havia sofrido abusos sexuais. Convencido, ele as levou até um outro posto, localizado na cidade de Terezópolis de Goiás, local onde elas foram deixadas depois que o motorista desconfiou da versão contada pela adolescente.

Minutos depois de serem deixadas no estacionamento, a adolescente conseguiu uma nova carona, agora com um veículo de passeio (também flagrado pelas câmeras). Com o  novo motorista, elas foram até Goiânia. 

O motorista e o veículo foram identificados pela PC com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF), sendo que o indivíduo será ouvido, posteriormente, durante as investigações.

Ao desembarcar na capital, as menores foram localizadas por populares, no residencial Antônio Carlos Pires, enquanto caminhavam na via pública. A Polícia Militar (PM) foi acionada e, então, conduziu elas até à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Depois do resgate, os menores foram entregues ao Conselho Tutelar. 

Exploração sexual 

Durante a tentativa de localizar as menores, a PC apurou que as duas meninas já eram vítimas de outras infrações penais, circunstância que pode ter motivado a fuga da adolescente com a criança.

Há investigação em andamento na Deam/Depai de Itumbiara que apura a prática de crime de abandono de incapaz por parte da mãe da criança. As investigações apontam que a criança, constantemente, era levada da residência por terceiros, sem ciência da sua genitora, isso porque a mulher seria usuária de drogas e negligenciava os cuidados e a vigilância sobre os filhos. 

Em outra investigação, iniciada na última segunda-feira, 18, foi verificada a prática de exploração sexual por parte da mãe da adolescente Geovana. As primeiras apurações indicam que a mãe “oferecia” a menor para homens em troca de dinheiro e bebidas alcoólicas.  Por tal razão, a Polícia Civil representará pela concessão de medidas protetivas de urgência, perante o Poder Judiciário, contra tal genitora com base na lei Henry Borel.

O post Adolescente que era ‘oferecida’ pela mãe foge com criança de 2 anos e percorre 200 km até chegar a Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.