Flávio Dino assume cadeira de Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal

O ministro Flávio Dino assinou o termo de posse no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 22. Ele assume a cadeira da ex-ministra Rosa Weber que se aposentou após completar 75 anos.

A solenidade começou as 16h no plenário do tribunal e contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).

Leia também: Gustavo Gayer, Kajuru, Bolsonaro e TJ-GO; os alvos e processos que Flávio Dino vai herdar no STF

Ele herda uma série de ações e alvos de processos da ex-ministra Rosa Weber. Entre os alvos de procesos estão o deputado federal por Goiás Gustavo Gayer (PL), o senador Jorge Kajuru (PSB) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Dino também deve atuar em oito processos com origem no Tribunal de Justiça de Goiás, sendo quatro de direito tributário, três de direito administrativo e um de direito civil.

Flávio Dino assume cadeira de Rosa Weber | Foto: Reprodução/TV Justiça

Formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e com mestrado em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dino é ex-governador do Estado do Maranhão, ex-senador e ocupou o cargo de ministro da Justiça no governo Lula.

Dino foi juiz federal entre 1994 e 2006, quando presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe). Abandonou a carreira no judiciário para se filiar ao PCdoB e disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Leia também:

Flávio Dino herdará 344 processos no Supremo Tribunal Federal

De goiano como ministro à dispensa de formação em Direito: como surgiu o STF e por que ele ganhou tanto destaque?

O post Flávio Dino assume cadeira de Rosa Weber, no Supremo Tribunal Federal apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.