Roberto reúne Saúde e otimiza fluxo de atendimento em momento de epidemia de dengue

O prefeito Roberto Naves definiu nesta sexta-feira, 23, um novo fluxo para otimizar o atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde num momento em que a crescente dos casos de dengue pressiona o sistema. O gestor reuniu servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e diretores das Organizações Sociais (OSs) e determinou a adoção de medidas para reduzir o tempo de espera e desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alair Mafra.

A Prefeitura de Anápolis passa a disponibilizar, já neste fim de semana, um serviço de orientação e transporte, na porta da UPA, para pacientes que apresentem sintomas leves ou quadros de menor complexidade. Todos os cidadãos que procuram a unidade já passam por triagem médica, que poderá recomendar a transferência para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A ideia é garantir que todas as pessoas recebam atendimento de forma mais célere. As vans utilizadas no transporte terão um profissional técnico de enfermagem para dar suporte aos pacientes até a chegada à UBS.

No sábado, 24, e no domingo, 25, o serviço fará o trajeto, entre 12h e 0h, da UPA Alair Mafra até a UBS do Leblon, que funciona como retaguarda para tratamento de pessoas com dengue e é um Centro de Hidratação com 30 leitos.

A partir de segunda-feira, 26, o serviço funcionará das 7h às 22h. Pacientes com quadro provável de dengue, após avaliação médica, poderão ser levados a uma das seis unidades de referência preparadas para o atendimento. São elas: Bairro de Lourdes, Vila União, Vila Norte, Filostro Machado, Parque Iracema e Maracanzinho (perfil pediátrico).

Caso o quadro não seja de dengue, o paciente será encaminhado à Unidade Básica de Saúde mais próxima. Em todos os casos, o transporte também garante o retorno à UPA Alair Mafra. O prefeito Roberto Naves afirmou que a reunião desta sexta-feira tem como objetivo “tratar com cada vez mais atenção, carinho e sensibilidade os pacientes.”

“Toda a rede foi organizada, todo o fluxo foi organizado pensando em cada um de vocês. Precisamos muito da colaboração e responsabilidade de todos”, concluiu o prefeito. Proteção à rede de saúde Com o aumento de casos de dengue, a procura por atendimento também cresceu. A reorganização do fluxo visa garantir que toda a estrutura montada para cuidar da população funcione da melhor forma. A recém-inaugurada unidade do Leblon também tem um Centro de Hidratação com 30 leitos.

O post Roberto reúne Saúde e otimiza fluxo de atendimento em momento de epidemia de dengue apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.