Yuja Wang: a espontaneidade e originalidade da musa do piano

A chinesa Yuja Wang (1987) é uma espécie de “estrela pop” do piano que, com sua espontaneidade e originalidade vem trazendo milhões de seguidores para o mundo da música de concerto.

Em 2017 a pianista deslanchou sua carreira internacional de sucesso ao receber um convite para substituir nada menos do que Martha Argerich (1941), uma das mais célebres pianistas do mundo, no Symphony Hall, em Boston. A jovem chinesa foi ovacionada pelo público e pela crítica local.

“Uma performance com virtuosismo e equilíbrio impressionantes”,

The Boston Globe.

Wang iniciou seus estudos de piano em Pequim, sua cidade natal, no início dos anos noventa, numa época em que a difusão da música de concerto ocidental começava a se intensificar na China. Desencorajada por um professor a tocar o instrumento por ter mãos “pequenas, fracas e frágeis”. Yuja passou por cima das adversidades e aos quinze anos foi de Pequim para Nova York estudar no Conservatório Curtis Institute of Music, na Filadélfia.

A pianista Yuja Wang é reconhecida não apenas por sua habilidade excepcional ao piano, mas também pela sensualidade que imprime em suas performances. Sua destreza ao interpretar compositores românticos, aliada à sua escolha ousada de figurinos que destacam suas curvas, tornam seus concertos uma atração à parte. Com uma interpretação impressionante, aliada a uma vitalidade que se estende por todo o seu corpo, deixam plateias pelo mundo admiradas.

Yuja Wang | Foto: Divulgação

Atualmente, além de contrato de gravação com a prestigiada Deutsche Grammophon, a “diva do piano mundial” está na lista de artistas apoiados pela Rolex sendo embaixadora da marca de relógios. Yuja também, em 2018, fez a campanha da RIMOWA. Dirigida por Matt Baron, a marca apresentou a imagem intimista de uma artista performática de sucesso internacional.  Na  campanha  “Never Still”  Yuja mostra como a necessidade constante de estar em movimento a ajuda a focar em sua arte.

Yuja Wang acaba de vencer o Grammy 2024 de melhor álbum clássico. De todas as características da performance de Yuja Wang, o que mais chama a atenção da crítica é o equilíbrio entre o domínio técnico e a musicalidade fora do comum.

A pianista chinesa estará no Brasil na próxima semana.  Yuja vai abrir a  temporada dos concertos da “Dellarte Concertos Internacionais Temporada 2024 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, trazendo um programa com obras de Beethoven, Debussy, Chopin, Scriabin e Messiaen. 

Há vários vídeos no YouTube da pianista que valem a pena serem assistidos. A escolha da semana é Noites nos jardins da Espanha, do compositor Manuel de Falla (1876-1946) com a Orquestra Sinfônica NHK, sob a regência do maestro suíço Charles Dutoit (1936) e a solista Yuja Wang, gravado em Tokyo, Japão em dezembro de 2014.

Observe sua técnica precisa e limpa. Com beleza, elegância extravagante e talento fenomenal, não é a toa que Yuja Wang tem movimentado o mundo do piano ao redor do planeta.

O post Yuja Wang: a espontaneidade e originalidade da musa do piano apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.