Pesquisador realiza palestra ‘Mato Grosso Goiano: composição e degradação’ em Goiânia

A exposição ‘Eu Não Vou Passar Em Branco’, do artista visual Kboco, recebe, nesta quinta-feira, 19, a palestra ‘Mato Grosso Goiano: composição e degradação’, do naturalista, pesquisador e ornitólogo Estevão F. Santos. O evento gratuito acontece às 19h no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), que fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A curadoria é de Felipe Scovino.

Inicialmente, Kboco e Estevão guiarão os visitantes pela exposição, que conta com 135 obras com técnicas e suportes variados, explorando a ligação entre ambiente urbano e o natural. Assemblages, esculturas, pinturas em madeira e intervenções no local da exposição incorporam elementos do cerrado com o orientalismo.

Na sequência, tem início a palestra. Estevão trará a história ambiental (abordando aspectos da biodiversidade) e o processo de destruição do ‘Mato Grosso Goiano’, uma antiga região de floresta tropical presente no meio da savana brasileira, o Cerrado. Os resquícios dessa paisagem de floresta densa no planalto central é o centro da investigação de mais de 10 anos do pesquisador, que tem como foco o estudo de aves. Estevão busca entender o passado, a constituição e o desaparecimento do recorte incomum do bioma tropical em meio ao Cerrado.

A exposição 

O público pode visitar gratuitamente as obras da mostra ‘Eu Não Vou Passar Em Branco’ até o dia 29 de setembro, todos os dias da semana, das 14h às 20h. A exposição é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. 

Leia também: “Minha rotina de escritor está em metamorfose” diz Itamar Vieira Junior em Goiânia  

Aplicativo ‘Fala sério, aqui tem museu?’ mapeia instituições culturais em Goiânia e Aparecida

O post Pesquisador realiza palestra ‘Mato Grosso Goiano: composição e degradação’ em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.