Matheus Ribeiro gastou R$ 400 mil com impulsionamento de conteúdos, 10 vezes mais que a média de candidatos

O candidato à Prefeitura de Goiânia, Matheus Ribeiro (PSDB), gastou R$ 400 mil para impulsionar conteúdos nas redes sociais desde o início da campanha. Os dados estão disponíveis no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo com o gasto, o tucano não consegue crescer nas pesquisas eleitorais.

Os gastos de Matheus com impulsionamento é 10 vezes maior que a média do que os outros cinco candidatos que prestaram contas: Vanderlan Cardoso (PSD); Sandro Mabel (UB); Adriana Accorsi (PT); Fred Rodrigues (PL); Rogério Cruz (SD). A média de gastos dos outros candidatos é de R$ 40 mil. O candidato da Unidade Popular (UP), Professor Pantaleão, ainda não publicou prestação de contas no sistema do TSE.

Segundo o cientista político Guilherme Carvalho, a aposta feita pela campanha de Ribeiro não é a mais eficaz pois recursos digitais sozinhos só venceram uma eleição específica. “Voltamos onde para vencer uma eleição tem que ter componentes e ferramentas que se compõe. Ferramentas tradicionais, recrutamento de cabos eleitorais nas ruas tem bem mais efeito”, disse.

“O impacto das redes sociais na eleição de 2022 foi 30% em relação à efetividade total para aqueles que venceram o pleito. Então quem aposta nesse elemento exclusivamente não terá tanto resultado, pois isso dificilmente converte em resultados efetivos se você não juntar com outras estratégias”, completou.

Matheus Ribeiro apareceu com 5,5% das intenções de voto na última rodada do Opção Pesquisas. Na estimulada, o candidato do PSDB amarga a 5ª posição, estando a frente apenas de Rogério Cruz (SD) e Professor Pantaleão (UP). Na rodada anterior, o tucano aparecia com 8,5%, ou seja, ele caiu 3 pontos percentuais (p.p) no atual levantamento.

A despesa é a segunda maior da campanha do candidato do PSDB nas eleições deste ano. O maior gasto da campanha do tucano até o momento foi com Serviços Prestados por Terceiros, com R$ 836 mil em despesas.

Saiba quanto cada candidato gastou com impulsionamento

  • Matheus Ribeiro: R$ 400 mil
  • Sandro Mabel: R$ 72 mil
  • Vanderlan Cardoso: R$ 40 mil
  • Rogério Cruz: R$ 40 mil
  • Fred Rodrigues: R$ 40 mil
  • Adriana Accorsi: R$ 7 mil

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