Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito discute desafios das cidades frente às mudanças climáticas

Acontece nos dias 18 (segunda-feira) e 19 (terça-feira) de novembro o 8° Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito (MUT), na Área II da PUC Goiás, em Goiânia. O evento, que busca discutir a construção do espaço urbano, também reúne a 8ª Mostra Acadêmica de Engenharia de Transportes (MAET) e o 8º Seminário de Trânsito e Saúde Pública. Sob o tema “(IN) Segurança Climática e Saúde: repensar o transporte no ambiente urbano”, o Fórum busca trazer discussões rumo à construção de um modelo de trânsito eficiente e sustentável.

Em entrevista ao Jornal Opção, a professora Poliana de Sousa Leite, uma das organizadoras do evento, conta que, apesar de ser aberto ao público, o evento é voltado para a comunidade acadêmica, servidores da saúde e da mobilidade urbana, e também para os gestores dessas áreas. “A gente está cheio de amarelinhos aqui no auditório”, comenta bem humorada a docente da UFG, se referindo aos agentes de trânsito, servidores do Departamento de Trânsito do Estado de Goiás (Detran-GO) e da Secretaria Municipal de Mobilidade que entravam no auditório no momento da entrevista. 

Leia também: Morte na faixa: dados de atropelamentos em Goiânia evidenciam trânsito hostil para pedestres

Ônibus com 44 passageiros bate contra caminhão e deixa dois mortos em Ipameri

A abertura do evento conta com a participação dos reitores da UFG, da UEG e da PUC-GO, além do secretário estadual de saúde de Goiás. Ao longo do Fórum, estão previstas as participações de pesquisadores de Goiás, do Rio de Janeiro, do Amazonas, do Mato Grosso do Sul e de Brasília, além dos integrantes da Secretaria de Estado de Saúde. As inscrições são gratuitas 

A programação prevista traz grupos de trabalho sobre acessibilidade, infraestrutura e energia, gestão de políticas públicas, palestra sobre “os desafios das cidades frente às mudanças climáticas”, painel sobre a construção de centros urbanos centrado em pessoas, discussões sobre fontes alternativas de energia e também sobre “segurança climática e saúde”. 

Para acessar a programação completa é só clicar aqui.

O Fórum é organizado pela  Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO). São parceiros a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO). Para se inscrever, é só clicar aqui

Discussões

Poliana conta que a participação da SES-GO junto ao evento que busca discutir mobilidade urbana se deve ao “ impacto muito grande no sistema de saúde” dos acidentes de trânsito. Esses servidores se associam às discussões sobre mobilidade urbana e trânsito no intuito de melhor compreender a situação que descarrega no sistema de saúde, e buscar alternativas para esse contexto. 

Além disso, o evento que originalmente discutia exclusivamente as dinâmicas urbanas de trânsito, passa a questionar os sistemas de transporte como um todo, desde a entrada da UFG como organizadora no ano passado. Com os pesquisadores se envolvendo no Fórum, “nós inserimos o sistema de transportes dentro das discussões”, explica. Novas tecnologias, sistemas ferroviários, sistemas integrados de transportes e novidades no mundo sobre o tema se tornam pauta depois que a Mostra Acadêmica de Engenharia de Transportes se une ao evento. 

O post Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito discute desafios das cidades frente às mudanças climáticas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.