A primeira fábrica da Volkswagen no Brasil automobilístico de JK

Juscelino Kubitschek incentivou demais a indústria automobilística. Não foi atoa que seu governo abriu estradas, principalmente aquelas que ligavam Brasília com o restante do país. Em 18 de novembro de 1959, a Volkswagen inaugurava sua primeira fábrica no Brasil. A produção já começou a todo vapor tanto é que, no começo de 1960, começaram as caravanas de carros que saíram de várias partes do Brasil para se encontrarem em Brasília e participar de sua inauguração. A nova capital federal e suas avenidas largas e extensas. Os carros fariam parte das cidades, com suas facilidades para se deslocar bem como os problemas com os engarrafamentos.

É interessante comparar o Brasil de 1960 com o de 1930. Faço essa comparação porque foi em 1930 que Getúlio Vargas chegou ao poder e iniciou a política de industrialização. Desde então, tudo acelerou no Brasil. As cidades cresceram, as distâncias encurtaram por causa dos novos meios de comunicação e pelas estradas que se abriam no sertão desconhecido de quem só conhecia o litoral. O governo JK construiu Brasília, incentivou a indústria automobilística, trouxe otimismo para os brasileiros. Tudo isso dentro da democracia. Velhos tempos quando a gente acreditava que este país daria certo! Quem sabe amanhã não melhora, né?

Roberto Carlos deveria ser muito grato ao Governo Juscelino Kubitschek. Se não fosse a indústria automobilística, dificilmente ele teria um calhambeque para paquerar os brotos. Se não fossem as estradas abertas por JK, ele não teria as curvas das estradas de Santos. E nós não teríamos as mais belas músicas do sei tempo de Jovem Guarda.

O post A primeira fábrica da Volkswagen no Brasil automobilístico de JK apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.