Senadores fazem estimativa de votos a favor da PEC da reeleição; confira

Os defensores da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa eliminar a reeleição para cargos no Executivo estimam que, atualmente, contam com pelo menos 60 votos favoráveis entre os senadores.

De acordo com a proposta, os mandatos únicos para prefeito, governador ou presidente teriam a duração de cinco anos. A aprovação da PEC no Senado requer 49 votos, o que representa três quintos do total de 81 parlamentares.

O autor da proposta, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), prevê que o tema seja aprovado ainda neste mês na Casa e, posteriormente, encaminhado à Câmara. A votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está agendada para o dia 13, enquanto a votação em plenário ocorrerá no dia 20.

Durante o encontro de senadores com o presidente Lula na terça-feira, 5, a PEC foi discutida, apesar da posição contrária do presidente em relação ao fim da reeleição e ao mandato de cinco anos.

Lula argumentou que esse período é curto, defendendo idealmente mandatos executivos de seis anos, conforme relatado na coluna de Lauro Jardim, do O Globo.

Apesar da discordância, Kajuru afirmou que Lula não se oporá à PEC, contando com o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA).

O senador Jorge Kajuru indicou que a iniciativa será batizada de “emenda Kajuru”, conforme acordado com o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Leia também:

O post Senadores fazem estimativa de votos a favor da PEC da reeleição; confira apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.