Cia das Letras vai lançar biografia de Martin Luther King escrita por Jonathan Eig

O livro “King — A Life” (Farrar, Straus and Giroux, 688 páginas), do jornalista e pesquisador Jonathan Eig, ganhou, recentemente, o Pulitzer, o mais prestigioso prêmio dos Estados Unidos.

A obra, claro, conta a vida de Martin Luther King Jr., pastor batista e líder do movimento negro americano. Mas é também uma história — inclusiva dos negros (e não apenas de brancos, como Theodore Roosevelt, Franklin D. Roosevelt, John Kennedy, Lyndon Johnson, Richard Nixon, Jimmy Carter, Joe Bider) — dos Estados Unidos nos séculos 20 e 21, e até antes, porque a luta dos negros é bem anterior às batalhas pacifistas de Luther King.

Jonathan Eig: jornalista e biógrafo | Foto: Reprodução

Nos próximos meses, a Companhia das Letras vai lançar “King — Uma Vida”, com tradução da competente Denise Bottmann. Livros da Cia das Letras têm a vantagem de contar com traduções e edições impecáveis. E com fotografias e índice de nomes (que, para jornalistas e pesquisadores, é crucial).

Li muitas coisas sobre a admirável luta antirracista de Martin Luther King, mas nada de excelência. Jonathan Eig é autor da magnífica “Muhammad Ali — Uma Vida” (Record, 770 páginas, tradução de Maria Lúcia de Oliveira). É uma história dos Estados Unidos contada a partir da vida do lutador de boxe e, à sua maneira, ativista. Espero que, ao relatar a vida de Martin Luther King, tenha se saído igualmente bem.

O post Cia das Letras vai lançar biografia de Martin Luther King escrita por Jonathan Eig apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.