Com alta de infrações por embriaguez no volante, Detran-GO faz campanha de impacto em Goiânia

Quem trafega pelas principais avenidas de Goiânia se depara e assusta com veículos capotados e todo amassado sobre praças ou canteiros, com algumas manchas de tinta vermelha, que simulam sangue. Para desatentos, a cena parece se tratar de um acidente real. Mas, trata-se de mais uma campanha do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO): “Vira Vira Vira Virou”.   

“A gente está tentando mostrar o nosso cotidiano”, ressalta o presidente do órgão, Delegado Waldir Soares. “Você entender que Goiânia ficou quase 20 dias sem nenhum homicídio, mas ao contrário todo dia se vê em Goiás uma notícia de uma pessoa que morreu no trânsito, porque estava embriagado; ou porque conduziu um veículo em alta velocidade; ou avançou uma faixa continua; ou não estava com o cinto de segurança; ou estava ao celular”, aponta Waldir Soares.

Esse relato se refere aos altos índices de registros de imprudências no trânsito em Goiás. Em todo o ano passado foram 4.314 infrações por condução sob a influência de álcool, 8.506 infrações relacionadas à recusa do teste do bafômetro e 2,2 milhões de infrações por excesso de velocidade. Para se ter ideia, esses números aumentaram em relação a igual período do ano anterior, quando se registraram 3.796 infrações por embriaguez, 8.330 autuações por recusa ao teste de alcoolemia e 1.924.969 multas por ultrapassar os limites de velocidade.

Embora neste ano a Lei Seca complete 16 anos de sua aplicação, os casos de condução de veículos sob o efeito de bebida alcoólica têm preocupado. Com as campanhas, Delegado Waldir frisa que busca conscientizar os motoristas ao invés de apenas multar. A campanha dos “carros capotados” ocorre justamente às vésperas do ‘feriadão’ de carnaval.

Isso porque, o período, em comparação com todo o restante do ano, é quando se registra mais fatalidades. Os dados dae 2023, por exemplo, mostraram que de 17 a 22 de fevereiro (carnaval) 25 pessoas perderam a vida. Já em todo o ano foram mais 2.189 óbitos, com 113.117 acidentes e mais 1.634, apenas nos dias de festas carnavalescas.    

Divulgação da campanha

Além da ‘distribuição de sucatas capotadas’ em praças e canteiros de avenidas, a equipe do Detran-GO realizará um trabalho de conscientização por meio de panfletagem. O lançamento ocorreu na sede do órgão, no Cidade Jardim, em Goiânia, nesta quarta-feira, 7. Na sexta-feira, 9, quando as pessoas começarem à pegar a estrada, para aproveitar o feriado, os servidores do órgão estarão na barreira da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Hidrolândia. Segundo Waldir Soares, esta ação é uma parceria com a PRF. No período, estão programadas outras operações conjuntas com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e as prefeituras. “Ações vão acontecer durante todo o carnaval, inclusive com ‘Baladas Responsáveis’”, enfatizou.

Em dezembro do ano passado, diante da quantidade de multas por desrespeito à faixa de pedestre na Capital, com mais de 300% de alta, entre janeiro e outubro de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior, o Detran-GO promoveu a Semana Goiana de Atenção à Faixa de Pedestre. Acerca desta ação, Waldir Soares frisou que se “teve um excelente resultado”. “É claro que depende de ações, por exemplo, em Goiânia, da própria Prefeitura e de outros municípios, como necessidades de revitalização da faixa”, pontua. “Mas, a gente vê que o motorista está tomando mais cuidado ao aproximar-se da faixa de pedestre. Ele está respeitando mais”, arremata.

Leia também: Educação e Detran lançam campanha de educação para o trânsito
Número de multas por desrespeito à faixa de pedestre em Goiânia cresce mais de 300%

O post Com alta de infrações por embriaguez no volante, Detran-GO faz campanha de impacto em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.