O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu em um acidente de helicóptero nesta terça-feira, 6, conforme anunciado pelo escritório do político e pelo Ministério do Interior do governo chileno.
O acidente ocorreu na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. Segundo informações do jornal “La Tercera”, Piñera estava pilotando o helicóptero e transportava outras três pessoas no retorno de uma visita a um amigo. A aeronave caiu em um lago.
Fontes governamentais revelaram que três ocupantes foram resgatados com vida pelas equipes de emergência, sendo que duas delas conseguiram nadar até a margem, e a terceira foi resgatada da água.
Quando os socorristas chegaram, o helicóptero já estava submerso no lago. O corpo de Sebastián Piñera foi recuperado da água e transportado por uma lancha até a margem.
Vida política
Piñera, um empresário bilionário e ex-presidente do Chile por dois mandatos, enfrentou momentos desafiadores durante seu segundo governo, marcado por uma significativa onda de agitação social em 2019, considerada a mais expressiva desde o retorno à democracia. Seus esforços para recuperar a popularidade foram infrutíferos.
Avaliado em cerca de US$ 2,9 bilhões pela Forbes, Piñera buscou ser um exemplo de liderança de direita democrática. Ele interrompeu a hegemonia da centro-esquerda em 2009, pondo fim à política dominante desde o término da ditadura de Augusto Pinochet em 1990.
Durante seu primeiro mandato (2010-2014), Piñera criticou os defensores da ditadura e fechou uma prisão especial para violadores dos direitos humanos. Ele também liderou o país durante o resgate dos 33 mineiros soterrados em 2010.
Em seu segundo mandato (2018-2022), Piñera tentou consolidar sua posição como líder regional, enfrentando protestos estudantis em 2019.
Acusado internacionalmente por violações dos direitos humanos durante os protestos, ele respondeu a um processo de impeachment, sendo posteriormente absolvido pelo Senado, que o acusou de vender uma mineradora através de uma operação em paraíso fiscal.
Leia também:
- Entenda protestos de agricultores europeus que paralisam continente
- Incêndios florestais no Chile matam 112 pessoas; número pode aumentar
O post Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, morre em queda de helicóptero apareceu primeiro em Jornal Opção.