Caiado sanciona lei de inclusão do ITCD para quem teve o último domicílio em vida em Goiás; entenda

A Lei Estadual que atualiza o Código Tributário do Estado de Goiás, atendendo às mudanças promovidas na Constituição Federal foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado. A legislação de 18 de dezembro de 2024, aprovada em dois turnos pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi publicada no Diário Oficial do Estado. 

LEIA TAMBÉM

Lei que cria Política Nacional de Cuidados entra em vigor

Goiânia regulamenta lei pioneira que garante emprego para pessoas em situação de rua

De iniciativa da Secretaria de Estado da Economia, a atualização tem como foco o título III da legislação, referente ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). A nova norma amplia a regulamentação do imposto para incluir casos de transmissão por causa mortis e doação de bens imóveis, títulos e créditos, vinculados ao último domicílio da pessoa falecida no Estado de Goiás.

Entre as principais alterações estão:

  • Isenção de imposto: a lei exclui da incidência do ITCD operações em que as entidades adquirentes sejam religiosas ou templos de quaisquer cultos, incluindo suas entidades assistenciais e beneficentes. Também estão isentas as doações destinadas a projetos socioambientais, iniciativas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e instituições federais de ensino.
  • Imunidade tributária ampliada: operações que envolvam autarquias, fundações públicas e empresas públicas que prestam serviços postais, no que diz respeito ao patrimônio, renda e serviços vinculados às suas finalidades essenciais, também estarão livres do imposto.

A nova lei já está em vigor e produzirá efeitos a partir do próximo exercício fiscal, respeitando o prazo de 90 dias após sua publicação. A medida reflete o alinhamento da legislação estadual às diretrizes constitucionais, trazendo maior segurança jurídica e atualizações às normas tributárias de Goiás.

O post Caiado sanciona lei de inclusão do ITCD para quem teve o último domicílio em vida em Goiás; entenda apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.